Apresentação Palestrantes Inscrição Acomodação Divulgação
Programação Anfitriões Pagamento São Paulo Contato
Palestrantes
Yaron Shavit

Ex-presidente do Israel Movement for Progressive Judaism (IMPJ), onde ainda é ativo em diversas áreas da instituição. Também é vice-presidente da WUPJ.

É membro da comitê executivo da World Zionist Organization, maior grupo do movimento sionista em Israel, é representante do grupo ARZENU em Israel, e da JAFI (The Jewish Federations of North America).

Profissionalmente, é um dos mais respeitados advogados em Israel em questões comerciais relacionadas às tecnologias da informação, softwares e propriedade intelectual, entre outros temas.

Obteve o bacharelado em Direito na Universidade Hebraica em Jerusalém e o mestrado na Bar-Ilan University.

Serviu como oficial na escola de cadetes da IDF e atualmente é coronel da reserva.

Rabino Sergio Bergman

Ministro de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina desde de dezembro de 2015. Foi o primeiro rabino eleito para um cargo representativo na Argentina, em 2011, como legislador de Buenos Aires. Em 2013, assumiu o cargo de deputado nacional.

É formado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de Buenos Aires. Estudou no Seminario Rabinico Latinoamericano e no Hebrew Union College-Jewish Institute of Religion, em Jerusalém.

Participou de programas em Jerusalém, onde especializou-se em educação comunitária.

Retornou a Buenos Aires alguns meses antes do atentado à AMIA e foi um dos fundadores do Memoria Activa, organização dedicada a encontrar os responsáveis pela tragédia.

Fundador da Arlene Fern Escuela Comunitária e de projetos sociais na sinagoga NCI-Emanu El.

Também foi presidente-Executivo da Fundación Judaica e rabino da CIRA, primeira sinagoga da Argentina, fundada em 1862.

Rabino Roberto Graetz

Desde 2015 é o presidente do grupo Força Tarefa Yad B’Yad, criado em 2002 para apoiar projetos na América Latina após uma delegação da WUPJ Internacional visitar a região.

Trabalha no Temple Isaiah, em Lafayette, Califórnia, desde 1991, depois de ter servido como rabino em Buenos Aires e no Rio de Janeiro durante quase 20 anos. Atua também no Comitê Executivo do Conselho Norte-Americano de Rabinos pelos Direitos Humanos.

Foi ordenado rabino em 1972, pelo Hebrew Union College-Jewish Institute of Religion, em Cincinnati (EUA). Durante toda a sua trajetória, dedicou-se a temas relacionados aos direitos humanos e ao diálogo inter-religioso, por exemplo, como presidente da Contra Costa Interfaith Housing, coalização de comunidades religiosas que atuam na área de habitação acessível para pessoas com dificuldades financeiras.

Quando foi rabino na Congregação Emanu-El, em Buenos Aires, foi um dos fundadores da Assembleia Permanente de Direitos Humanos. No Rio de Janeiro, quando atuou na Associação Religiosa Israelita, participou de ações para auxiliar crianças de rua.

Apresentações Dinâmicas
Andreas Heinecke

É o empreendedor social e idealizador da exposição Diálogos no Escuro. Ele foi nomeado o bolsista do premio Ashoka: Inovações Públicas da Europa Ocidental.

Fundador da Companhia Dialogo Social, professor de Administração Social na EBS University na Alemanha, Andreas estudou história e literatura na faculdade de Hidelberg e tem o PhD em Filosofia pela Goethe University de Frankfurt.

Tema: Preconceito, tolerância, diversidade e empatia – como democratizar o acesso

Bruno Laskowsky

Bruno atua no Mercado Financeiro, Real Estate, Consultoria/Gestão Empresarial e Finanças corporativas e, atualmente, é o CEO da Inpar/Viver SA. Anteriormente foi CEO da Cyrela Commercial Properties.

É presidente da Federação Israelita de São Paulo (FISESP) e conselheiro do Hospital Albert Einstein em São Paulo, foi Presidente da Unibes de 2005 até 2011. Atualmente é conselheiro do Verdescola e faz parte dos Parceiros da Educação da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Tem mestrado em administração de empresas pela COPPEAD com extensão na NYU e atualmente cursa o OPM na Harvard Business School.

Tema: A arquitetura da comunidade judaica paulista
Dafna Kann Lubieniecki

Formada em nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da USP com pós graduação em Qualidade dos Alimentos pelo CBES. Trabalha na Associação Prato Cheio com o combate a fome e ao desperdício de alimentos há sendo atualmente a Presidente. Fundadora da Qualinut Assessoria em Higiene e Qualidade dos alimentos.

Tema: A moderna face das mitsvot
Denis Plapler

Neto de sobreviventes do Holocausto nazista, atua como consultor da UNESCO para o Ministério da Educação. Mestre em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da USP. Cientista Social pela PUC - SP. Bacharel em Comunicação Social pela FAAP. Criador do Portal do Educador, foi membro da equipe de coordenação da CONANE, membro da equipe de fomentação do III Manifesto pela Educação, da rede Românticos Conspiradores e um dos membros fundadores da Rede Nacional de Educação Democrática. Participou da Comissão de Difusão da Jornada de Educação Centrada na Pessoa, em Barcelona.

Como educador atuou com EJA, onde encontrou adultos que desejavam resgatar a experiência escolar que lhes foi negada na infância, atuou com os meninos aprisionados na Fundação Casa pelos maiores infratores e, por mais de dez anos, acompanhando crianças em assembleias, elaborando suas regras e resolvendo seus conflitos, assim como aprendendo a partir de projetos desenvolvidos em cima de seus interesses, de forma não seriada, no Colégio Viver.

Tema: Educação e democracia: formas de combate ao fascismo
Eurípedes Alcântara

Eurípedes dirigiu a revista VEJA, a maior e mais influente revista semanal de informação brasileira, de 2004 até março de 2016. Antes, foi correspondente de VEJA em Nova York e, em seu retorno ao Brasil, foi diretor-adjunto da revista por quatro anos.

Sob seu comando nestes últimos doze anos, VEJA se firmou como referência jornalística na defesa da liberdade de expressão, dos valores democráticos, da economia de mercado e do crescimento sustentável. Ao deixar a direção de redação, a Editora Abril, que edita VEJA, anunciou que Alcântara permanece no Conselho Editorial e vai assinar uma coluna de opinião na revista.

Tema: Jornalismo e isenção
Fernando Kasinski Lottenberg

Advogado, mestre e doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo;
Bolsista da Comissão Fulbright na Lyndon B. Johnson School of Public Affairs em Austin, Texas;
Conselheiro de Administração da Porto Seguro;
Presidente do Conselho Deliberativo do CIAM;
Conselheiro do Museu Lasar Segall e do Hospital Albert Einstein;
Secretário da Memorial Foundation for Jewish Culture;
Vice Presidente do World Jewish Congress;
Membro do American Jewish Committee;
Secretário Geral da Confederação Israelita do Brasil no período 2008-2014;
Presidente da Confederação Israelita do Brasil no período 2014-2017.

Tema: A nova lei antiterrorista no Brasil
Gustavo Michanie

Presidente da JAG - voluntário desde sua fundação em 2004. A JAG é associada ao Congresso Mundial de Judeus LGBT, e representando esta associação, Gustavo participou de inúmeros congressos nacionais e internacionais com temática LGBT. Participou do documentario "Outro entre Outros" que conta a vida de quarto judeus gays na Argentina. Eme também é membro do Conselho da Fundación Judaica e sua organização foi reconhecida em 2014 por seu trabalho de inclusão e pluralidade.

Tema: Género e Diversidade
Ivo Herzog

Brasileiro, 49 anos. Engenheiro formado pelo Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e com Mestrado em Gestão pela Michigan State University. Mais de 15 anos de experiência no setor privado em empresas como General Motors, Ambev, Carrefour, DHL, entre outras. Mais de 5 anos de experiência em gestão pública e organizações não governamentais, tendo trabalhado na Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo. Atualmente exerce o cargo de Diretor Executivo do Instituto Vladimir Herzog, uma ONG que desenvolve atividades educacionais e culturais na área de Direitos Humanos, Jornalismo e História recente do Brasil.

Tema: A democracia no Brasil
Rabino Michel Schlesinger

É bacharel em direito pela Universidade de São Paulo. Realizou seus estudos rabínicos e seu mestrado em Jerusalém, no Instituto Schechter. Nos Estados Unidos, trabalhou em um acampamento judaico e se capacitou para dar apoio a doentes e seus familiares no Jewish Pastoral Care Intitute na cidade de Nova Iorque. Desde 2005 é rabino da CIP.

É representante da Confederação Israelita do Brasil (Conib) para o diálogo inter-religioso e coordenador da delegação judaica na Comissão Nacional de Diálogo CatólicoJudaico da CNBB. Em 2013 esteve em Doha, no Qatar, para a Décima Conferência Internacional de Diálogo Inter-religioso.

Tema: A questão do gênero do judaísmo – a evolução da sociedade patriarcal para a sociedade inclusiva
Miriam Kramer

é ativista na Wimbledon & District Synagogue, onde já ocupou o cargo de Diretora de Ensino, Superintendente, Presidente e Vice-presidente, não todos ao mesmo tempo. Há quarto anos ela faz parte do conselho do Movimento do Judaísmo Reformista, presidente do conselho da Leo Baeck College (seminário reformista da Inglaterra) e em março de 2012 tornou-se a presindente do European Union for Progressive Judaism – EUPJ (entidade que representa a WUPJ na Europa). Ela foi jornalista free-lance especializada em arte e antiguidades. É casada com Stephen e tem dois filhos.

Tema: A crise migratória na Europa
Rogerio Chequer

Apesar de apaixonado por psicologia, Rogerio formou-se em engenharia, trabalhou no mercado financeiro por 18 anos, a maior parte deles, nos Estados Unidos e há 5 fez uma pequena transição para o mercado de Comunicação. Na SOAP, trabalhando na preparação de executivos para momentos decisivos, finalmente regressa à psicologia.

Em 2014, no meio desta jornada que transita entre o racional e o emocional, criou com amigos o Movimento Vem Pra Rua, que junto com outros movimentos sociais trouxe mais de 10 milhões de pessoas às ruas no último ano, nas maiores manifestações da história do Brasil.

Tema: A América Latina cansou do populismo?
Rabino Ruben Sternschein

Rabino da Congregação Israelita Paulista desde janeiro de 2008, Ruben Sternschein é bacharel em Educação e mestre em Filosofia Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, onde completou os estudos de doutorado em Filosofia Judaica. Foi ordenado rabino no Hebrew Union College, onde também obteve seu mestrado em Ciências Judaicas.

Tema: Halachá democrática? Indivíduo e tradição no judaísmo hoje

Sally Gansievich

Diretora da Escola Comunitária Arlene Fern e Diretora do Centro Comunitário Judaica Belgrano em Buenos Aires.

Edy Huberman

Director Executivo de Fundación Judaica.

Tema: Vestindo a camisa – Trabalho e paixão no trabalho comunitário


Mediadora
Mona Dorf

Jornalista multimídia, com mais de 30 anos de experiência em TV, rádio e internet. Apresentou telejornais na Globo, TV Cultura e outras. Desenvolveu projetos na rádio Jovem Pan, Eldorado, AOL e Terra.