homepage WUPJ Abertura E-Mail WUPJ
 HOMEQUEM SOMOSCONGREGAÇÕESEVENTOSPROJETOSEDUCAÇÃOCONTATOSNEWSLETTERSLINKS 

   Quem Somos

WUPJ - América Latina
Missão
Construindo Comunidades
Investindo nos Jovens
Defendendo Justiça
WUPJ em Números

WUPJ - América Latina

A WUPJ, com sede em Jerusalém, é uma organização internacional, guarda-chuva dos movimentos Reformista, Progressista, Liberal e Reconstrucionista*. É a voz e a alma do maior corpo de judeus religiosos no mundo. Influencia a vida de milhões de judeus que procuram uma expressão tradicional e ao mesmo tempo contemporânea da sua identidade judaica espiritual e cultural.

Em abril de 2004, patrocinada pela World Union for Progressive Judaism  WUPJ, foi realizada em São Paulo, Brasil, a Conferência da Comunidades Judaicas das Américas, uma experiência memorável que reuniu entidades e participantes de vários países da América do Sul. Esta experiência motivou um grande número de atividades e integração entre as congregações liberais da região.

Um escritório oficial foi instalado em São Paulo em fevereiro de 2005. Os principais objetivos são: a integração das congregações progressistas e instituições judaicas no Brasil e na América Latina estabelecendo contatos e conexões entre as estas comunidades; motivar o trabalho voluntário e facilitar o treinamento de lideranças.

Encontros bianuais foram realizados em 2006, em Punta Del Este, Uruguai e em 2008, no Rio de Janeiro, Brasil.

Em Israel, o centro do povo judeu, a World Union atende o chamado por pluralismo religioso com programas e instituições reformistas. A presença da World Union cresce na América Latina, Austrália e países na Ásia.

* O Judaísmo Reformista também é conhecido como Judaísmo Progressista ou Liberal. Em Israel é conhecido como Iahadut Mitkademet.