Edição # 98 – janeiro de 2016 / Tevet - Shevat 5776.
 Relatório de atividades 2015
As atividades realizadas pela WUPJ AmLat em 2015 estão detalhadas no Relatório de Atividades. A instituição agradece a dedicação de voluntários, da liderança institucional e dos profissionais, assim como o apoio de patrocinadores, de nossos parceiros e da Força Tarefa Yad B’Yad. Para ler a íntegra do relatório, clique aqui.

 Rabino Sergio Bergman toma posse como ministro na Argentina
Com um juramento sobre o Tanach, o rabino Sergio Bergman assumiu o cargo de ministro de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do gabinete do novo presidente argentino, Mauricio Macri.

“O presidente Mauricio Macri me deu sua confiança para trabalhar em uma área sensível e que requer muito diálogo e a busca de consensos. Assumo este desafio com honra e entusiasmo”, afirmou Bergman durante a posse. Link para video

Miriam e Itche Vasserman, representando a WUPJ na posse do novo ministro e também no serviço de Cabalat Shabat na sinagoga da Congregación Israelita de la República Argentina, CIRA/Templo Libertad: “A celebração do Shabat com o Rabino Sergio Bergman junto à liderança comunitária da Fundación Judaica, dia 11 de dezembro de 2015, foi emocionante e única.

Em 2001, no auge da crise Argentina, meu marido e eu tivemos a honra de conhecer o Rabino Sergio Bergman em uma missão especial da WUPJ à comunidade local. Tivemos certeza, naquele momento, que estávamos diante de um ser humano muito especial, visionário, inovador e criativo, capaz de agregar e transformar a vida de milhares de pessoas. Nossa admiração e amizade só cresceram ao longo desses anos de trabalho conjunto com a Fundación Judaica, seus líderes e congregantes, que se tornaram uma grande família.



Hoje, o Rabino Sergio Bergman inicia um novo desafio como Ministro de Meio Ambiente e Sustentabilidade, ao lado do Presidente Mauricio Macri. Desejamos que seja uma jornada bem-sucedida, alinhada aos valores humanísticos e judaicos que Bergman sempre praticou e que contribua para a merecida melhora e avanço da sociedade argentina”.

 Encontro WUPJ América Latina 2016



 “Que as velas de Chanucá brilhem e sua luz nos encham de esperança”
A alegria e o clima de confraternização pela proximidade do final do ano civil tornaram ainda mais especial as comemorações de Chanucá nas comunidades afiliadas à WUPJ AmLat. Confira fotos do acendimento coletivo das velas e de cerimônias especiais.















 Comunidade no Chile comemora centenário


Fundada em 29 de abril de 1916, a sinagoga de Valparaiso, Comunidad Israelita Max Nordau, deu início às comemorações de seu centenário com a construção de uma chanukiá coletiva.

 Reinaugurada a Sinagoga da Comunidad Israelita de Concepción/Chile
Foi inaugurada a nova sinagoga de Concepción, no Chile, que passa a chamar-se “Templo Angel Kreiman Brill".

 



Uma liturgia especial foi usada na cerimônia de inauguração que foi seguida pelo acendimento das velas de Chanucá.

 



Nesta ocasião, a comunidade prestou homenagem a Susy Wolinsky de Kreiman z’l e às 85 vítimas do atentado de 1994 à AMIA (Argentina), com um monumento localizado na via pública em frente à comunidade, obra de sua filha Marianella Kreiman.

   



A Fundación Judaica presenteou a nova sinagoga do Chile com uma doação de sidurim "Et Bazman", demonstrando a união e a cooperação entre as congregações filiadas à WUPJ AmLat.

 



Marianella também doou pinturas antigas de propriedade de Ángel Kreiman z’l para a comunidade.

   

 Mulheres da SIBRA são pioneiras na colocação dos Tefilin no Brasil


Em Porto Alegre, seguindo a inspiração de outras comunidades, principalmente dos Estados Unidos e o exemplo do grupo ‘Nashot HaKotel’ – As Mulheres do Kotel –, em Israel, o dia 17 de dezembro de 2015 entrou para a história da SIBRA e da comunidade judaica gaúcha e brasileira.

Pela primeira vez um grupo de mulheres (jovens, mãe e avós) colocou tefilin durante a reza de Shacharit, acompanhadas por Guershon Kwasniewski. O grupo se preparou estudando juntas para entender o significado de cumprir a mitzvá de colocar tefilin.

A chazanit Carla Knijnik foi a responsável pelo projeto e, inclusive estabeleceu contato com o movimento inspirador de Israel que cumprimentou o grupo pela iniciativa.


 Comemoração de Natal da forma mais judaica

Na véspera do último Natal, mais de trinta voluntários da WUPJ AmLat e do projeto Novas Gerações do CJL (Congresso Judaico Latino-Americano) se juntaram ao Grupo Anjos da Cidade para preparar uma deliciosa ceia de Natal, organizar doações de kits de higiene pessoal, roupas e outros presentes para mais de 120 moradores de rua da cidade de São Paulo.

Durante a distribuição, na rua, foi possível levar um pouco de nosso amor e atenção àqueles que necessitam, e ajudar esta população vulnerável a celebrar mais dignamente essa data. Os encontros mensais deste grupo continuam em 2016, sempre motivados a estudar, entender e transformar o mundo baseados em valores judaicos e sua interpretação moderna.

Veja as fotos por Lilian Knobel
 SIC - Sociedade Israelita do Ceará tem nova diretoria
Foi eleita em dezembro de 2015, em sua sede na cidade de Fortaleza-Ceará, a nova diretoria da SIC - Sociedade Israelita do Ceará para o biênio 2016/2017. O novo presidente é Pablo Schejtman, tendo como vice-presidente Marcus Strozberg e Alex Azulai como diretor de sinagoga. Desejamos sucesso a essa nova diretoria!

 Celebrando Tu B'Shvat - "ano novo das árvores judaico"


O feriado é observado no dia 15 (tu) do mês hebraico de Shevat (25 Fevereiro em 2016). Estudiosos acreditam que originalmente, Tu B'Shvat era um festival agrícola, marcando o início da primavera. O feriado também se tornou um festival de plantio de árvores em Israel, em que os israelenses e judeus ao redor do mundo plantam árvores em honra ou em memória de seus entes queridos e amigos.

Atividades dinâmicas e com conteúdos atraentes para esta ocasião poderão ser encontradas no suplemento "Beit Haam" editado em espanhol e português pelo Congresso Judaico Mundial (WZO- World Zionist Organization).
 Conferência TaMaR Israel




 Revista Devarim tem nova edição

No dia 18 de dezembro a ARI lançou o número 28 da revista Devarim, dedicada desde 2006 - há 10 anos - a promover a cultura judaica brasileira e também a cultura judaica produzida em outras partes do mundo.

Neste número relatamos uma interessante vivência de Kabalat Shabat numa sinagoga LGBT, num texto muito bem-humorado e informativo. Entre outros grandes nomes temos: a pedagoga Sandra Lilienthal que escreve sobre a educação judaica do estágio infantil para o adulto; o acadêmico Arnaldo Niskier em uma narrativa sobre lembrança da Shoá; os Rabinos da ARI em textos exclusivos e o Rabino Edelheit fala sobre o diálogo dos judeus com a sociedade maior.

A revista é distribuída a todas as pessoas de fala portuguesa gratuitamente. Quem quiser recebê-la deve se inscrever em www.devarim.com.br.

 Perguntas e respostas do judaísmo progressista
Estou familiarizado com um seder de Pessach, mas o que é o seder de Tu B'Shvat?

No século XVII, os cabalistas criaram um ritual para Tu B'Shvat semelhante a um seder de Pessach. Eles se reuniam para uma refeição com vários pratos compostos por furtas associadas à Terra de Israel. O costume é incluir no seder de Tu B’Shvat alimentos que incluem frutos de três classificações: frutas com cascas (laranjas), frutas com caroço (tâmaras) e frutas que são totalmente comestíveis (uva passa).


Resposta adaptada do texto do rabino Victor Appel, em http://www.reformjudaism.org/practice/ask-rabbi

 Seminários WUPJ em 2016 – Viva esta experiência inesquecível!
• The Beutel Seminar for Progressive Jewish Leadership - 4-14 de fevereiro, Israel

• Kenes TaMaR – 30/março – 3/abril, Israel: anabella.netzer@wupj.org.il

• European Union for Progressive Judaism (EUPJ), Biennial Conference, 14-17 de abril, Inglaterra

• The Roswell Seminar for Social Justice, 22-26 de maio, Israel

• The Bergman Seminar for Jewish Educators 14-24 de julho, Israel

• Israel Movement for Progressive Judaism (IMPJ) Conference, 27-28 de maio, Israel

• A WUPJ também recomenda o Regional Nahum Goldmann Fellowship - 14-16 de fevereiro, Cuba http://www.ngfp.org/
(oferecido por uma fundação independente)

Veja aqui a programação dos encontros de cada região da WUPJ pelo mundo.



Cadastre-se para receber por email nossa Newsletter Internacional