Edição # 90 – maio de 2015 / Iar - Sivan, 5775
 Connections 2015 – Conferência WUPJ International no Rio de Janeiro

Ainda dá tempo
de se inscrever!

A WUPJ International realiza sua conferência bienal
no Rio de Janeiro, de 13 a 16 de maio,
com uma intensa programação que terá como central
"Solidariedade, Simcha e Alma".

Inscrições abertas /
Preços especiais para latino americanos e jovens



 
Palestrantes de todo o mundo e debates com representantes de congregações de diversas regiões, utilizando uma linguagem atual e pertinente ao nosso dia a dia.

Presenças confirmadas:
 • Rabino Aaron Panken – presidente do Hebrew Union College – Jewish Institute of Religion, maior seminário rabínico do movimento reformista
 • Nehsama Carlebach e Josh Nelson – dois superstars da música judaica juntos em um show inesquecível!

Destaques da programação:
 • Cabalat Shabat na ARI-RJ – "Rio de portas abertas!"
 • Cerimônia de havdalá na praia de Copacabana
 • Jantar de gala no Sofitel Rio de Janeiro Hotel

Visitas:
 • Favela Vigário Geral e sede do Afroreggae
 • Colégio Israelita Brasileiro A. Liessin – Scholem Aleichem
 • Escola Israelita Bras. Eliezer Steinbarg – Max Nordau
 • Cemitério Israelita de Inhauma

Encontros:
 • Kallah rabínica, com a troca de experiências entre líderes religiosos da América Latina e da WUPJ International
 • Lashir Benefesh, reunião com chazanim, músicos e profissionais que conduzem as cerimônias religiosas com uma melodia única
 • Misfgash, a juventude reunida para discutir os valores e o futuro do Judaísmo Progressista

Confira reportagem da FIERJ - Federação Israelita do Rio de Janeiro - apresentando CONNECTIONS 2015. LINK


 Compromisso com a América Latina

O grupo Yad B'Yad Task Force, criado em 2002 para apoiar projetos na América Latina após uma delegação da WUPJ International visitar a região, tem novo presidente.

O rabino Roberto Graetz assume o cargo de Jerry Tanenbaum neste mês de maio, durante homenagem na Conferência Connections 2015, no Rio de Janeiro.

Sob o comando de Tanenbaum, o Yad B'Yad Task Force contribuiu para o crescimento do judaísmo progressista na América Latina, com missões para a troca de experiências, captação de recursos financeiros e planejamento estratégico.

Com a ajuda do grupo criado por iniciativa de Steve e Sandy Z"L Breslauer e Jerry e Pat Z"L Tanenbaum, a WUPJ-LA, entre outras conquistas, foi capaz de enviar representantes de congregações da reigão para seminários em Israel; realizar os encontros Lashir Benefesh para cantores e músicas; e dar início à tradução do livro Commentary Palut Torah para o português.

O novo presidente do Yad B'Yad Task Force está familiarizado com a América Latina. Graetz já foi rabino em congregações de Buenos Aires e Rio de Janeiro, além de ter sido o primeiro diretor da WUPJ para a América Latina.


 Le Shaná Habá Birushalaim!

Os tempos de escravidão no Egito ficaram para trás, mas ainda hoje existem coisas que nos oprimem e dificultam a nossas vidas. Que todos nós consigamos sair de nossos "Egitos" nos dias atuais, deixando o "chametz" que nos oprime. Confira no vídeo abaixo como foi a celebração da festa da liberdade no Sêder comunitário da ARI-RJ. LINK


Na Congregação Israelita Paulista (CIP), foi realizado pela primeira vez o Seder da Colônia Fritz Pinkuss. Chanichim, teshugos e madrichim se reuniram no salão nobre da Congregação para celebrar com muita música, alegria e conteúdo judaico.

Os organizadores do Seder comunitário da Comunidad Israelita de Concepción, no Chile, enalteceram o fato de terem reunido um grande número de pessoas.


O 1º Seder de Pessach da ACIB - Associação Israelita de Brasília foi prestigiado por cerca de 160 pessoas, entre adultos e crianças.

Registramos as presenças do embaixador da Polônia no Brasil, Andrzej Braiter, e da embaixadora da Áustria no Brasil, Marianne Feldmann.

A Sociedade Israelita do Ceará (SIC) também organizou um Seder comunitário, com a presença de muitas crianças e autoridades locais, como o deputado estadual Heitor Ferrer.


O Centro Israelita de Pernambuco (CIP) celebrou Pessach reunindo muitos frequentadores e ativistas sob a direção religiosa do Chazan David Leo Eisencraft.

Na Associação Israelita Catarinense (AIC), com o auxílio da Conib (Confederação Israelita do Brasil), o Seder comunitário teve a presença de convidados do Uruguai, Argentina, Israel, França e Estados Unidos.

Na Argentina, a Comunidad NCI- EMANU EL, a Escola Comunitária Arlene Fern e Fundación Judaica comemoraram Pessach buscando aprofundar os estudos sobre a festa da liberdade.

O resultado disso foi um Seder com muitas famílias, especialmente com crianças, que participaram de um animado Shirei Tzibur, além de terem prestado muita atenção nas explicações sobre os textos da Hagadá e, é claro, da procura pelo Afikoman.

Nicolas Rosenthal, sobrevivente do holocausto, compartilhou com todos uma reflexão sobre a frase "Vehi sheamda"- "E isso tem nos protegido".


A comunidade ADAT ISRAEL/Guatemala reuniu-se mais uma vez para celebrar um festivo seder.


 Projeto Alcance - Comunidade de Brasília recebe visita da profa. Miriam Markus
Associação Cultural Israelita de Brasília (ACIB) se preparou para as comemorações de Pessach com a presença da professora Miriam Markus, que já atuou educadora em diversas instituições da comunidade judaica progressista.

Durante a visita, que teve o patrocínio do projeto Alcance da WUPJ-LA, Miriam fez uma prédica sobre a Parashá da semana e, depois do jantar semanal comunitária, abordou o tema "Inovações de Pessach e redescobrindo a Hagadá".

A convidada ainda participou de reuniões com diretores da ACIB, representantes da Wizo, a equipe que organiza atividades para crianças no Shabat Ieladim e grupos de jovens.



 Templo Libertad conclui restauração de vitrais históricos



A sinagoga do Templo Libertad comemorou recentemente a conclusão da segunda fase da restauração de vitrais históricos de sua fachada, que teve início em 2013. O projeto foi realizado graças à contribuição do Fondo Metropolitano de las Artes e o trabalho teve a supervisão do especialista Gustavo Bonnila e foi acompanhado pela Direção Geral do Patrimônio Histórico do governo local.

 Perguntas e respostas do judaísmo progressista
Como o Judaísmo Progressista começa a atuar em uma região ou com um grupo de pessoas?

O Judaísmo Progressista tem princípios firmes, mas existe também um princípio operacional de firmeza equivalente. Começamos com as pessoas onde quer que elas se encontrem e trabalhamos em parceria, encorajando-as a uma expressão mais plena e dinâmica de seu judaísmo. Tentamos incluir as pessoas. Reconhecemos que muitos fatores afetam o caminho de vida trilhado por cada indivíduo. Podemos, no mínimo, oferecer aos judeus que buscam a verdade, um "lar" judaico. Nossa experiência nos tem demonstrado que eles trazem consigo talentos, percepções e vivências que podem beneficiar a todos.

Fonte: Living Judaism – The key principles of Progressive Jewish Life – www.upj.org.au

 News internacional
A WUPJ News convida você a assinar nossa newsletter internacional. Nosso departamento de comunicação em Israel nos mantém atualizado de como o Judaísmo vibrante, criativo e pertinente está sendo celebrado em diversas partes do mundo, como você pode participar destes grupos e as iniciativas realizadas pelos nossos ativistas. Link