Edição # 86 – Janeiro de 2015 /Tevet-Shevat, 5775.

 2014 e a presença da WUPJ na América Latina
As atividades realizadas pela WUPJ-LA em 2014 reforçam o objetivo de marcar e expandir a presença da instituição e do judaísmo progressista nos países da região. Apresentamos às entidades afiliadas, colaboradores e à comunidade judaica regional e internacional um relatório com as ações que aconteceram em 2014, enfatizando que tudo isso só se tornou possível graças aos esforços e dedicação de profissionais, líderes laicos e voluntários, assim como o apoio de patrocinadores e do grupo Yad B'Yad Task Force.

Para conferir o relatório, clique aqui.



 As luzes e a alegria de Chanucá
O clima de confraternização pelo final de um ciclo do calendário civil também acaba contagiando as congregações afiliadas à WUPJ. O fato de coincidir com as celebrações de Chanucá tornam a festa do calendário judaico ainda mais animada, com atividades muito especiais.

Em Buenos Aires, a primeira noite de Chanucá teve a apresentação de diversos corais e a presença do presidente da WUPJ International, rabino Daniel Freelander. No dia do acendimento da oitava vela, uma cerimônia pública na Plaza del Vaticano contou com a participação de integrantes do Instituto de Diálogo Inter-religioso, da Pastoral Social del Episcopado e de governantes e empresários locais. Os eventos foram organizados pelas comunidades da Fundación Judaica, CIRA, NCI-Emanu El e Templo de Paso.





Na ARI-RJ, dois momentos foram marcantes. No Cabalat Shabat, as pessoas levaram suas chanukiot para um acendimento coletivo. Em outra atividade, as crianças confeccionaram suas próprias chanukiot e participaram de muitas brincadeiras.



Música e alegria também marcaram Chanucá na CIP, onde foi realizado um Shirá Betsibur na primeira noite, com todos cantando juntos músicas tradicionais da festa e também israelenses e brasileiras relacionadas aos temas "luzes" e "milagres". Na segunda noite, a historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro participou de um encontro com jovens casais para falar sobre seu novo livro "Os 10 mitos sobre os judeus".



A convivência harmoniosa com outras religiões também ficou evidente na celebração da SIBRA, em Porto Alegre, que teve a participação do arcebispo dom Jaime Spengler para acendimento da primeira vela.



Em Fortaleza, diversas famílias se reuniram na Sociedade Israelita do Ceará (SIC) para comemorar a "festa das luzes".



Um festival de chanukiot, com muitas luzes, marcou a passagem de Chanucá na Comunidad Israelita de Concepción,
no sul do Chile.



Na Associación Judia de Guatemala Adat Israel, a celebração de Chanucá teve atividades marcantes para a garotada.



Como não poderia deixar de ser, na Argentina, as pequenas comunidades que fazem parte da AIP (Asociación Israelita de las Pampas) também celebraram o acendimento das velas com muita alegria e descontração.



 Música e Chanucá
Com o teatro da Hebraica/Rio de Janeiro lotado, os chazanim Oren Boljover e André Nudelman, da ARI, e David Alhadeff, emocionaram o público, acompanhados ao teclado pela regente Regina Lacerda. A programação contou com músicas de Chanucá, composições litúrgicas tradicionais e modernas, números em iídiche e ladino e um tributo a Shlomo Carlebach, considerado um dos principais rabinos/cantores do século 20.

Os chazanim Oren e André, da ARI, já demonstravam entusiasmo com o envolvimento na organização da 9ª edição do encontro Lashir Benefesh, que acontecerá durante a Connections 2015, em maio, no Rio de Janeiro.




Em Buenos Aires, o Festival de Chazanim – NCI Emanuel/Fundación Judaica também foi marcante. Organizado pela rabina Karina Finkielsztein, o encontro teve a participação de Adrian Fada, Gaston Heller, Diego Rubinsztein e Hernán Rustein, apresentando melodias em hebraico, iídeche e ladino.



 Presidente da WUPJ International visita a Argentina
A Fundación Judaica, em Buenos Aires, recebeu a visita do rabino Daniel Freelander, presidente da WUPJ International, entre os dias 16 e 18 de dezembro. Com uma intensa programação, ele pode conhecer as atividades locais e participar de uma valiosa troca de experiências. Freelander esteve nas sedes do Templo de Paso, NCI-Emanu El, Mishkan, Judaica Norte e Libertad. O rabino também conheceu a Escuela Comunitaria Arlene Fern. Ele fez elogios aos profissionais e voluntários, se comprometendo a difundir a experiência a todas as comunidades do judaísmo progressista pelo mundo. O roteiro ainda incluiu visitas às obras onde será construído o Centro Comunitario Judaico Belgrano, a AMIA, o Congresso Judio Latinoamericano e o Seminario Rabínico Latinoamericano.



 Centro de Estudos Judaicos e Instituto Rabínico Reformista Liberal Progressista, em Buenos Aires, Argentina
A WUPJ-LA demonstra profunda alegria pelos importantes passos dados no sentido de instalar um Centro de estudos judaicos e Instituto rabínico reformista liberal progressista com sede na Comunidade Mishkan, em Buenos Aires, Argentina.

Líderes locais participaram de uma primeira reunião: o rabino Reubén Nisenbom, rabino Gabriel Mazer, Ricardo Rotholtz, representantes da Mishkán; e o rabino Sergio Bergman, rabina Karina Finkielsztein e Mario Ruschin, representantes da Fundación Judaica. Em breve, devem ser iniciados os preparativos para conteúdo, programas e organograma do Centro de Estudos e do Instituto.

 Confirmado: Josh Nelson e Neshama Carlebach em CONNECTIONS 2015
O príncipe e a princesa da música judaica contemporânea, Josh Nelson e Neshama Carlebach, fornecerão a trilha sonora inspiradora para CONNECTIONS 2015, a celebração mundial do nosso movimento - World Union for Progressive Judaism (WUPJ), que acontecerá de 13 a 16 de maio no Rio de Janeiro, Brasil.



Em CONNECTIONS 2015, este duo dinâmico irá servir como Scholars in Residence para os músicos na conferência e irão fornecer o cenário musical para todo o evento. Carlebach e Nelson conduzirão também a realização de um workshop chamado 'Música para a alma' que irá explorar os elementos mais variados da tradicional música judaica. Além disso, participarão da 9ª edição do seminário Lashir Benefesh especialmente preparado para chazanim, cantores litúrgicos e músicos da região latino-americana. Durante dois dias, os participantes do seminário irão aprender, trabalhar, compartilhar, criar e inspirar uns aos outros, com foco em melhorar o seu repertório e habilidades.

Uma pequena amostra do que nos aguarda: escute Carlebach e Nelson juntos.



Lembramos que já está disponível o link para inscrições online aos interessados em participar da 37ª Convenção Internacional da WUPJ Connections 2015, de 13 a 16 de maio, no Rio de Janeiro. Com o lema "Simcha, Alma e Solidariedade", o encontro contará com palestras inspiradoras, workshops e sessões para debate de temas instigantes.

Mais informações no site wupjconnections.org/ ou pelo e-mail 2015@wupj.org.il.


 Encontro de jovens judeus latino-americanos - Tikkun Olam





Convidamos jovens judeus Latino-americanos, com idade entre 20 e 35 anos, para desfrutar de um encontro único. Esta será uma reunião na qual vamos combinar a energia e a força dos jovens com a dos adultos. Desta vez seremos parte da conferência internacional CONNECTIONS 2015, que reúne todas as congregações, comunidades e organizações progressistas do mundo. Os jovens irão participar das palestras, workshops, painéis, sessões e outros.

Além disso, temos espaços próprios para palestras, estudo, compartilhamento de projetos, espaços comunitários na sinagoga e muito do que nos oferece a cidade do Rio de Janeiro.

Propomos um fim de semana cheio de experiências, workshops e troca, que irão enriquecer nossa identidade como jovens judeus Sionistas e Liberais.

Focaremos nos aspectos que criam nossa identidade judaica através de TIKUN OLAM. Abordaremos as perguntas e respostas que estão em nossas fontes rabínicas e culturais sobre o assunto. Vamos lidar com a mudança social como resultado de mudanças individuais e pessoais: Tikun Atzmi; que pode originar Adam Tikkun - reparação do ser humano. Mifgash nos dá a oportunidade de enfrentarmos temas atuais e relevantes.

Compartilharemos projetos da comunidade judaica brasileira, relacionados à ação social, tentando resgatar novos métodos de ação social que nos enriquecerão formando-nos como membros ativos de nossa sociedade.



 Seminário Bergman para Educadores Judeus - "Criando conexões significativas"
Mais uma edição do "The Bergman Seminar for Progressive Jewish Educators" será realizada de 2 a 12 de julho de 2015, em Israel, com o tema "Criando conexões significativas". O curso, que tem como público-alvo educadores de comunidades judaicas progressistas de todo o mundo, combina aulas, leitura de textos e visitas a diversos locais onde o conteúdo dos estudos pode ser vivenciado na prática.

O currículo multidisciplinar inclui conceitos relacionados à cultura, espiritualidade, linguagem, história e memória, além de tratar dos temas comuns e das diferenças das comunidades judaicas em Israel e na Diáspora. Também serão explorados os três componentes centrais da existência judaica: o povo judeu; a Torá e o Estado de Israel.

A programação completa do seminário e ficha de inscrição estão disponíveis no site http://www.saltz-center.org. Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo e-mail saltz@wupj.org.il ou contato@wupj-latinamerica.org.



 Perguntas e respostas do judaísmo progressista

Como o Judaísmo Progressista abraça a tradição e trabalha para torna-lo significativo na vida contemporânea?

O judaísmo é construído sobre a história e as leis estabelecidas na Torá (os Cinco Livros de Moisés). Ele enfatiza o comportamento ético e prescreve um modo de vida, mostrando como as pessoas devem, por exemplo, se comportar em sociedade, trabalhar, descansar, comer, festejar e muito mais.

O Judaísmo Progressista mantém todas essas tradições e busca tornar sua prática significativa na vida contemporânea.

Judeus progressistas acreditam que a Torá vem de Deus, mas é tarefa dos seres humanos aplicar seus ensinamentos para os nossos tempos. A halachá, a lei judaica, não é um conjunto estático de decisões tomadas pelos rabinos no passado, mas um processo vital, que continua exigindo uma reflexão sobre as crenças fundamentais no contexto do mundo atual.


 


World Union for Progressive Judaism - Latin America
http://www.wupj-latinamerica.org
contato@wupj-latinamerica.org