Edição # 76 – Fevereiro de 2014 / Adar I, 5774

 WUPJ-LA tem novo presidente
Raul Cesar Gottlieb foi empossado como novo presidente da WUPJ-LA para a gestão 2014/2016. Nas últimas gestões,
como integrante da Diretoria, contribuiu na organização de eventos regionais e na área de religião e comunicação.
Engenheiro e empresário na área de tecnologia, ativista da Associação Religiosa Israelita (ARI-RJ), no Rio de Janeiro,
Raul também é diretor da Revista Devarim, que tem como principal missão difundir e debater temas relacionados
ao Judaísmo Progressista. Sua mensagem:


Caros Amigos,  

Estou assumindo a presidência da WUPJ-LA para dar continuidade ao trabalho da Miriam Vasserman, que é a principal líder do movimento Reformista na América Latina.

Foi através do entusiasmo, do comprometimento e da excepcional capacidade dela que a WUPJ se estruturou na nossa região e a continuidade deste trabalho ainda depende fortemente do apoio da Miriam. Ela é e continuará sendo a nossa principal força motriz. Todos nós devemos prestar um imenso agradecimento a ela por tudo que tem feito, e continuará a fazer, em prol do nosso movimento.  

A tarefa que a WUPJ Latino-americana se impõe não é muito fácil.  

Se por um lado temos um crescimento acentuado nas afiliações de congregações e na participação dos eventos educativos e vivenciais que promovemos, por outro lado ainda não conseguimos encontrar a forma ideal que faça as congregações colaborarem umas com as outras de forma efetiva.  

Ainda vivemos como um arquipélago de congregações Reformistas, que trabalham muito bem dentro de seus limites, mas que mantém poucos vínculos com as demais "ilhas" onde se pratica um judaísmo instigante, inclusivo e atento aos anseios dos judeus que fazem questão de se inserir sem restrições no mundo moderno e democrático.  

A afiliação crescente mostra que estamos no bom caminho. Que mais e mais o judaísmo da América Latina entende não apenas que a Reforma é uma forma válida de judaísmo, mas também que ela é a melhor forma para a vivência plena, sem subterfúgios, da religião judaica – a mais revolucionária mensagem que a humanidade jamais produziu. Que a atual configuração cultural de um mundo de portas abertas, onde as pessoas exercem a escolha pessoal em todas as instancias de suas vidas, mudou a "cara" do judaísmo. Hoje somos todos "judeus por opção" e nesta configuração nem a coerção nem a lealdade com o passado irão manter o judaísmo vivo. A lealdade com o passado é fundamental, mas ela só vai frutificar se conseguir encontrar os caminhos do presente.  

O que nos resta fazer – e isto é muito importante – é construir melhores pontes entre nossas comunidades para as maiores possam ajudar as menores em suas necessidades materiais e de liderança espiritual, implantando no nível das comunidades da América Latina a sublime mensagem "Todo Israel é responsável um pelo outro". Que entendamos que este "Israel" inclui também as comunidades.  

Conto com o apoio de todos para este caminho.  

Um cordial Shalom,  

Raul Cesar Gottlieb


Raul Cesar Gottlieb


Miriam Vasserman
 Extremistas do "Price Tag" vandalizam Sinagoga Kehillat Ra'anan



O chairman da WUPJ, Mike Grabiner, divulgou nota expressando a indignação do movimento do Judaísmo Progressista perante o recente ataque contra a Kehillat Ra'anan, congregação reformista localizada na cidade israelense de Ra'anana, por extremistas judeus do grupo conhecido como "Price Tag".

Grabiner pede às autoridades de Israel que utilizem todos os esforços possíveis para encontrar os responsáveis e fazê-los pagar pelo crime.

Segundo o chairman, "a WUPJ está unida com a nossa comunidade em Ra'anana e com o Israel Movement for Progressive Judaism (IMPJ).

Leia aqui a manifestação do IMPJ sobre o episódio.
 14ª Conferência da UJCL - "Israel e a Diáspora: fortalecendo nossos vínculos"
A UJCL (Unión Judía de Congregaciones de Latinoamérica y el Caribe ) é a rede de 14 congregações Progressistas e Masorti na América Central e Caribe. A programação da 14ª Conferência, realizada entre os dias 29 de janeiro e 01 de fevereiro, em San José, na Costa Rica incluiu debates sobre temas como o relacionamento de Israel com os países vizinhos; Hasbará; o papel das organizações judaicas para Israel; e o diálogo inter-religioso.


Participantes


Palestrantes convidados de Israel foram: Shai Pinto e Rabino Joel Oseran (WUPJ), Gil Hoffman, correspondente-chefe de política do Jerusalém Post, Peggy Cidor, membro do Conselho da Women of the Wall e membro da Congregação Progressista Kol Haneshama de Jerusalém e Dr. David Breakstone, Vice-Presidente do WZO - World Zionist Organization.


(E-D) Ricardo Stanley, ex-presidente, Phil Gelman, atual presidente da UJCL, Gil Hoffman, Correspondente –chefe político do Jerusalém Post, David Feingold, ex presidente da Congregación Bnei Israel, David Breakstone, Vice Presidente do WZO, Rabino Joel Oseran, Vice Presidente da WUPJ

Jeannette Orantes, presidente da afiliada WUPJ-LA Congregação Adat Israel da Guatemala e Álvaro Orantes também estiveram participando.

O conselho da UJCL congratulou-se com uma delegação de líderes da WUPJ na reunião para discutir esforços de cooperação futura. Jerry Tanenbaum, Presidente e Dra. Jane Siegel, tesoureira do Yad B' Yad Task Force. Outros líderes da World Union presentes na conferência foram Steve Breslauer e Steve e Laura Olsen.

A conferência de San Jose da Costa Rica concluiu o mandato do Sr. Ricardo Stanley (El Salvador) como presidente da UJCL e iniciada a nova Presidência Phil Gelman (Costa Rica).


Peggy Cidor

Joel Oseran & Marvin Sossin

Steve Breslauer & Steve Olsen

Shai Pinto, Laura Olsen & Jane Siegel

Jerry Tanenbaum
 Devarim



 Jovens participam de encontro mundial em Israel
Representantes das congregações da América Latina estiveram no encontro Veida Olami que o movimento juvenil Netzer Mundial realiza anualmente em Israel para discutir sobre o país e o sionismo, além de reforçar suas ideologias e crenças. Trata-se também de uma oportunidade de retornar aos seus países com novas ideias e novos projetos.

Para Fabiana Freier, madrichá da colônia da CIP (Congregação Israelita Paulista) e do movimento juvenil Avanhandava, "além de uma experiência incrível no nível pessoal, foi uma vivência que pode enriquecer muito o que fazemos na CIP. É muito fortalecedor ter a consciência de que o trabalho que realizamos aqui com nossos chanichim é feito em muitos outros lugares do mundo e que, apesar das diferenças culturais existentes entre os países, temos tantos objetivos, crenças e principalmente uma identidade em comum".

Netzer

Alfredo e Joel

Alfredo Melhado, do Panamá, também fez seu relato: "Uma das coisas que mais gostei foi o povo, muito receptivo. Outra coisa foi ver que as ruas empre estavam animadas, com cenas pitorescas,pessoas dançando, rindo e cantando por todas as partes. A verdade é que esta foi uma grande experiência que qualquer um poderia aprender a abrir um pouco mais seu pensamento. Simplesmente não dá para escrever, porque não é a mesma coisa do que experimentar a vivência".

 Intercâmbio Brasil e Argentina
A Congregação Israelita Paulista e a Fundación Judaica, de Buenos Aires, fizeram uma troca de experiências durante as colônias realizadas neste início de ano. A presença de Adrian Fada e Samanta, representantes da comunidade argentina em Campos do Jordão, na Colônia da CIP, foi marcante para todos.

"A presença deles fez com que nossas crianças e Madrichim experimentassem uma situação única e muito rica. Pudemos perceber que temos pessoas ao redor do mundo praticando o mesmo tipo de educação, do jovem pelo jovem, ensinando por meio da educação não formal, praticando o judaísmo. Isso nos fortaleceu e nos recheou de novas ideias", afirmou Ana Karlik, coordenadora da Colônia da CIP.



 Momentos especiais para os jovens da CIP
A Congregação Israelita Paulista enviou um grupo de jovens para participar do 1º Shnat das Colônias da CIP, em um programa para a formação de novas lideranças com duração de um ano, em Israel. Os participantes: Rafael Dzik, Mariana Lederman, Guilherme Pasmanick e Andréa Sacerdote. Ainda em Israel, um grupo de jovens da CIP participou do já tradicional programa Yad be Yad, acompanhado pelo rabino Ruben Sternschein. Entre outros locais, os brasileiros visitaram o kibutz reformista Lotan, que tem uma ideologia ecológica e onde vive Michael Livny, importante filósofo contemporâneo do movimento progressista em Israel.




 Seminário Anual do TaMaR para Jovens Adultos (20-35 anos)



 Rabino Sergio Bergman ser reúne com "Womem of the Wall" em Israel
Sergio Bergman, rabino fundador da Fundación Judaica em Buenos Aires e deputado nacional da Argentina, realizou uma visita a Israel no final de janeiro, com uma intensa agenda de compromissos que incluiu conferências, entrevistas para a imprensa e reuniões com personalidades de diversas áreas.

Uma das atividades que mais se destacaram foi a visita ao Kotel, onde Bergman reuniu-se com o grupo "Women of the Wall", que luta pelo tratamento igualitário e reconhecimento de todas as correntes do Judaísmo.

A viagem do rabino e deputado ganhou espaço em diversos veículos de comunicação, como o Jerusalém Post, que publicou reportagem disponível no link.

Rabino Sergio Bergman



Women of the Wall
 Congregação Adat Israel – Guatemala recebe visitas
A comunidade da Congregação Adat Israel, na Guatemala, teve um final de 2013 diferente, com as presenças de visitantes nas últimas celebrações de Shabat do ano passado.

No dia 21 de dezembro, o rabino Bruce Elder, de uma comunidade pouco conhecida chamada Hakafa, de Glencoe, em Illinois (EUA), participou da cerimônia de Shacharit e contou histórias de sua região, onde as pessoas se reúnem somente em casas particulares, mas mesmo assim formaram um grupo de aproximadamente 150 famílias! Ele também tocou violão, ensinando novas melodias para antigas canções judaicas e, por fim, participou de uma cerimônia de bat-mitzvá.



No Cabalat Shabat seguinte, dia 27 de dezembro, uma comitiva da comunidade Bet Or, da Carolina do Norte (EUA) esteve na Guatemala. A rabina Lucy Diner conduziu a cerimônia religiosa e estava acompanhada de Joel e Cindy Schneider, que lideram um programa de auxílio a pessoas com dificuldades financeiras.



 Seminário Bergman para educadores judeus
Desenhado para causar um impacto significativo sobre o nosso trabalho na educação judaica formal e informal, o programa incorpora artes & cultura, espiritualidade & liturgia, língua hebraica, história & memória, política, estudo de textos, valores judaicos, pedagogia e muito mais. Localizado no Beit Shmeul-Merkaz Shimshon, quartel-general da World Union for Progressive Judaism, o Saltz Center tem vista para as dramáticas muralhas da cidade velha de Jerusalém.

O corpo docente incluirá alguns dos melhores professores de Israel, oferecendo uma oportunidade extraordinária para exploração intelectual.



 WUPJ LA organizará Encontros em Porto Alegre, Agosto 2014
A World Union for Progressive Judaism América Latina realiza em agosto, na Sibra, em Porto Alegre, Brasil quatro encontros muito especiais: uma kallah para rabinos da América Latina; a 8ª Edição do Lashir Benefesh - um seminário para Chazanim, Schlichei Tzibur e músicos; o encontro da Liderança da WUPJ LA, que reunirá os membros do conselho regional e dirigentes de congregações afiliadas; e, concluindo a semana, jovens adultos – 20 a 35 anos – estarão tendo uma experiência única.

Haverá também um recital na segunda-feira, dia 18 de agosto, organizado pelos chazanim e músicos do Lashir Benefesh para a comunidade.



 Reserve a data:




World Union for Progressive Judaism - Latin America
http://www.wupj-latinamerica.org
contato@wupj-latinamerica.org