Edição # 75 – Dezembro de 2013 / Tevet 5774

 Relatório de atividades 2013
A WUPJ-LA encerra 2013 com a apresentação, às entidades afiliadas, colaboradores e à comunidade judaica regional e internacional, um relatório das atividades realizadas durante o ano. O texto traz uma relação detalhada das ações que aconteceram, com a finalidade de marcar e expandir a presença da WUPJ na América Latina. A concretização de tudo isso só se tornou possível graças aos esforços e dedicação de profissionais, líderes laicos e voluntários, assim como o apoio de patrocinadores e do grupo Yad B'Yad Task Force. Para conferir o relatório, clique aqui.

 Chanucá para todos
A festa das luzes foi celebrada em diversas comunidades com atividades organizadas especialmente para a essa data festiva. As cerimônias foram mais uma oportunidade de reunir as pessoas que, em clima de confraternização, cantaram juntas, dançaram e comemoraram a recordação do milagre de Chanucá.



O acendimento coletivo – e em locais públicos – reforçou o reconhecimento do Judaísmo Liberal. Em Brasília, a Câmara Legislativa do Distrito Federal recebeu o embaixador de Israel, Rafael Eldad, e representantes da ACIB – Associação Cultural Israelita de Brasília – para acender as velas. Em outra noite, a ACIB contou com a participação de jovens israelense que estavam na capital brasileira para a Gymnasiade – Olimpíadas Escolares Mundiais.





Em Buenos Aires, diversas atividades uniram as comunidades da Fundación Judaica, CIRA, NCI-Emanu El e Templo de Paso. O diálogo inter-religioso teve espaço, com a participação de lideranças católicas e a apresentação de coral Gospel.

Jaim Koritzinsky, da comunidade Ruaj Amí, no Chile, participou da celebração no Palácio de La Moneda, sede da Presidência da República. Na ocasião, o governo local anunciou avanços no caminho de aprovar uma lei que proíbe a discriminação arbitrária e incitação ao ódio.


Esquerda: Argentina / Direita: Chile



Em Belo Horizonte, o rabino da CIM – Congregação Israelita Mineira –, Leonardo Alanati esteve no acendimento das velas no shopping Ponteio. Alguns dias antes do início de Chanucá, a CIM recebeu os participantes da Assembleia Nacional da CONIB – Confederação Israelita do Brasil – em um Cabalat Shabat especial.





A integração com a sociedade brasileira também foi a marca das comemorações no Rio de Janeiro, com um concerto da Orquestra de Cordas AfroReggae na ARI – Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro –, interpretando desde músicas barrocas até trilhas sonoras de filmes e sucessos atuais da banda Coldplay.





Na Igreja das Dores, em Porto Alegre, o rabino Guershon Kwasniewski, da Sibra - Sociedade Israelita Brasileira de Cultura Beneficência –, convidou integrantes do Grupo de Diálogo Inter-Religioso para acender as velas.





Em São Paulo, o Coral Judaico da CIP e o Coro Luther King se apresentaram no Centro da Cultura Judaica, em evento organizado em parceria com a Comissão Nacional de Diálogo Religioso da CNBB, o Conselho de Fraternidade Cristão-Judaica (CFCJ) e Casa da Reconciliação, administrada pela Arquidiocese de São Paulo.

Assim como em outras comunidades, a Congregação Israelita Paulista (CIP), em São Paulo, realizou diversas atividades de Chanucá com crianças e jovens, inclusive com aulas de culinária para o preparo de deliciosos sufganiót (sonhos). A Escola Lafer realizou uma bonita homenagem à educadora Miriam Gerber Z"L. Ainda na CIP, o acendimento da 5ª vela coincidiu com as comemorações dos 75 anos do movimento juvenil Avanhandava.





O I Concurso de Chanuquiot foi a atração na Comunidad Israelita de Concepción, no Chile, com duas categorias: crianças e adultos.





Em Fortaleza, mais uma festa junto com Chanucá: os 20 anos da Sociedade Israelita do Ceará (SIC), com a participação de muitos jovens.





Durante as festividades, a AIC – Associação Israelita Catarinense –, de Florianópolis, promoveu um debate com o rabino Michael Leipziger, que forma líderes em Berlim, na Alemanha, e abordou o tema "Desafios de ontem e de sempre: aprendendo com José".



Na Asociación Judia de Guatemala Adat Israel, a grande atração de Chanucá para as crianças, junto com o acendimento das velas, foi a distribuição de moedas de chocolate.





As comunidades da Asociación Israelita de las Pampas (AIP), na Argentina, também tiveram atividades especiais para comemorar a festa. Da Asociación Israelita de las Pampas, em Paraná, depois de muito tempo, o acendimento das velas coincidiu com o encerramentos das aulas da escola local, o que foi motivo para realizar um encontro com os alunos e suas famílias. Na ocasião, foi realizada ainda uma homenagem e despedida ao sheliach Roy Melamed e sua família, que retornam a Israel.

Em Avellaneda, foram realizadas atividades conjuntas com a Comunidad Jerusalem para acendimento das velas de Chanucá, com apresentações de corais e grupos de teatro.



 Parabéns ao Rabino Sergio Bergman!
A WUPJ – LA se une à Fundación Judaica parabenizando o rabino Sergio Bergman por sua eleição e por ter assumido o cargo como deputado pela cidade de Buenos Aires.

Seu permanente compromisso como cidadão e que se renova agora em sua função pública é parte integrante de sua mensagem, não só dentro da Fundación Judaica, mas também em relação à comunidade.

Rabino Sergio Bergman, usando um yarmulke (quipá) colorido, foi empossado para o Parlamento Nacional da Argentina e na ocasião fez seu juramento diante de "Deus, pátria e as sagradas escrituras da Bíblia, o Tanach."

Bergman, o primeiro rabino a tomar posse como legislador nacional, foi recém-eleito um dos 127 novos legisladores da Argentina. Acredita-se ser o único rabino eleito para o Parlamento nacional fora de Israel.




Un evangelio según Francisco


Rabino Sergio Bergman

Bergman, 51 anos de idade, é também o rabino sênior da congregação mais antiga da Argentina, a Congregación Israelita Argentina, que celebrou recentemente seu 150º aniversário de fundação com uma série de comemorações, incluindo o lançamento do livro «Un evangelio según Francisco», sobre Papa Francisco.

O rabino-legislador fundou uma rede de instituições judaicas incluindo escolas e projetos educativos e sociais. Em maio, ele recebeu o prêmio Micah da World Union for Progressive Judaism (União Mundial para o judaísmo progressista) por seu compromisso com a justiça social, na Convenção da organização em Jerusalém.

Ao se completar 30 anos do retorno da democracia à Argentina, o fato de um rabino assumir uma posição de tal magnitude renova esperança para construir um país mais justo e inclusivo. Desejamos que o rabino Bergman possa exercer seu cargo, colocando em prática a inteligência e sensibilidade social o caracterizam em cada uma de suas funções.
 Conferência da URJ Bianual coincide com centenário da Womem of Reform Judaism (WRJ)
Quase cinco mil líderes judeus se reuniram entre 11 e 15 de dezembro no encontro bianual da Union for Reform Judaism (URJ) e para a Assembleia e celebração do centenário da Womem of Reform Judaism (WRJ), realizados simultaneamente no San Diego Convention Center, em San Diego, Califórnia (EUA).

Liderados por Miriam Vasserman, uma comitiva representando a WUPJ-LA participou dos eventos, com os seguintes integrantes: Dora Lucia Brenner (CIP), Rabino Guershon Kwasniewski (SIBRA), Flavio Levi Moreira (CIP), Tereza Roth (ARI) e Erika Wolf (CIP); Rabina Karina Finkielsztein e Miriam Olchansky (Fundación Judaica/Argentina).



No painel Volta ao mundo em 80 minutos, da WUPJ, Miriam Vasserman fez uma apresentação sobre a WUPJ-LA, sua história e projetos. Na sua fala, enfatizou que o Brasil terá pela frente três grandes eventos internacionais: a Copa do Mundo em 2014, Olimpíada em 2016 e a WUPJ Connection, em 2015, no Rio de Janeiro.

Guershon Kwasniewski, líder Religioso da SIBRA/Porto Alegre, demonstrou entusiasmo com o que vivenciou na conferência da URJ. "Em reiteradas oportunidades ouvi falar das grandes conferências organizadas pela URJ nos Estados Unidos. Pela primeira vez tive a oportunidade de estar em San Diego, Califórnia, junto a outros representantes da WUPJ-LA. Tudo o que ouvi é pouco do lado do que aconteceu. Sessões plenárias para cinco mil pessoas; um Shabat especial onde mesmo no meio da multidão existia lugar para o individual. A organização impecável, o jantar de Shabat acontecendo num espaço único para os cinco mil inscritos, energia e espiritualidade contagiantes", afirmou.

Para Miriam Olchansky, da Fundación Judaica, foi uma experiência muito intensa, onde puderam compartilhar muitas tfilot, momentos de estudo, discussão e momentos em que todos sonhamos com o futuro do povo judeu e se unem para trabalhar para isso. "Ouvimos líderes, voluntários e membros do mundo Reformista , principalmente dos Estados Unidos. Nestes eventos fica claro que o trabalho realizado é o que transcende como profissionais e voluntários em nossas comunidades. Eventos como este são inspiradores para continuar a tarefa!"

Durante o encontro da WRJ e as comemorações do seu centenário, a rabina Karina Finkielsztein, da Fundación Judaica, da Argentina, foi uma das oradoras convidadas e ressaltou o avanço do status da mulher no judaísmo em todo o mundo, mas não deixou de enumerar alguns desafios enfrentados pelas comunidades na América Latina para aceitar e reconhecer a presença de lideranças religiosas femininas. Link PDF



Um momento marcante foi a oficialização do primeiro grupo ligado ao movimento a se instalar no Brasil, na Congregação Israelita Paulista. Em nome da WRJ, Jane Siegel, celebra "o nascimento do primeiro grupo feminino latino-americano filiado da CIP, São Paulo, na nossa assembleia do centenário. Aos 100 anos de idade, a WRJ está orgulhosa e emocionada ao conectar-se com mulheres judias progressistas na região latino-americana.

Estamos nos unindo para construir o nosso movimento e tornar o mundo um lugar melhor. Mulheres da WRJ na América do Norte e da América do Sul irão partilhar ideias e estratégias para arrecadar fundos para bolsas de estudos rabínicos, atividades juvenis, projetos de ação social, e inúmeras atividades e programas que reforçarão o conteúdo e crescimento do Judaísmo pluralista e igualitário na região. Lynn Magid Lazar presenteou o martelo e diploma a Dora Brenner, da CIP e estamos ansiosos para aprender com o Brasil e por apoio mutuo quando entramos no segundo século da WRJ, onde nosso lema é "Mais forte juntos". L'Shalom".



 Homenagem ao Rabino Leonardo Alanati

Rabino Leonardo Alanati

O Rabino Leonardo Alanati, da Congregação Israelita Mineira, receberá no dia 26 de março de 2014, o Grau de Doctor of Divinity - Honoris causa- do HUC/JIR, em Cinicinnati (EUA), pelos 25 anos de formado pela mesma instituição e em reconhecimento à sua valorosa atuação como rabino nesse período.

 Lançamento da DEVARIM 22
No Kabalat Shabat do dia 20 de dezembro, a ARI lançou a edição número 22 da revista Devarim – a revista do judaísmo brasileiro.

Com textos sempre inéditos, a Devarim é uma das demonstrações da vitalidade cultural dos judeus do Brasil. As cem palavras mais utilizadas nos textos desta edição, refletidos na nuvem ao lado, testemunham a variedade temática e a centralidade nas nossas páginas das questões que cercam a religiosidade contemporânea, a atual identidade judaica e o Estado de Israel.

A Devarim é distribuída gratuitamente para todos os que se cadastram no site www.devarim.com.br. O site também inclui a biblioteca eletrônica completa de todas as edições da revista, numa cortesia das empresas Docpro e Green Ocean.

Os milhares de assinantes da revista começarão a recebê-la pelo correio na última semana do ano ou na primeira de 2014. Esperamos que mais esta edição seja tão apreciada com as demais.

Contato com os editores da revista podem ser feitos através de formulário no site ou do mail devarim@arirj.com.br.

 

 Próximas atividades





Porto Alegre se prepara para eventos da WUPJ-LA


A WUPJ Latin América já está elaborando o calendário de atividades e eventos especiais para o ano que vem. A SIBRA (Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência), na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, irá sediar de 17 a 19 de agosto de 2014, a reunião do Conselho Regional da WUPJ-LA, mais uma Kallah Rabínica e a 8ª edição do Lashir Benefesh, encontro com chazanim, músicos e pessoas interessadas na parte musical dos serviços religiosos. Haverá um grande concerto para toda a comunidade de Porto Alegre no dia 18 de agosto.



16º. Seminário anual do TaMaR





Connections 2015 – 13 a 16 de Maio - Rio de Janeiro /Brasil




World Union for Progressive Judaism - Latin America
http://www.wupj-latinamerica.org
contato@wupj-latinamerica.org