Edição # 73 - Setembro de 2013 / Tishrei 5774

 5774 - Um novo ciclo
As Grandes Festas tiveram comemorações especiais nas comunidades afiliadas à WUPJ na América Latina.

Em Porto Alegre, Brasil, a SIBRA mais uma vez transmitiu os serviços religiosos pela internet, totalizando mais de mil horas de acessos no canal exclusivo www.livestream.com/SIBRARS. A instituição reforça que, durante todo o ano, fará transmissões ao vivo, durante o Cabalat Shabat, sempre às sextas-feiras, 19h, pelo horário de Brasília.



Grandes Festas – SIBRA


Simchat Torá na SIBRA

Na Argentina, mais de três mil pessoas estiveram na Fundación Judaica para o encerramento de Iom Kipur, na comunidade no Parque Norte, em Buenos Aires.


Fundación Judaica - Iom Kipur

As comunidades da AIP - Asociación Israelita de las Pampas – também proporcionaram momentos especiais a todos. Na Asociación Israelita de Paraná, apesar do frio intenso, muitas pessoas puderam sentir o calor espiritual durante os serviços religiosos de Iom Kipur. Na Comunidad de Coronel Suárez, a sinagoga ficou lotada nas cerimônias de Rosh Hashaná e Iom Kipur, que inclusive tiveram espaço nos meios de comunicação local.

No Centro de Espiritualidade Judaica Mishkan foram realizados os serviços de Grandes Festas 5774 oficiados pelo rabino Reuben Nisenbom com a presença de um grande público e da embaixadora do estado de Israel na Argentina S.E. Embaixadora Dorit Shavit e outras autoridades.

Mishkan
Na Associación Judia Reformista de Guatemala, Adat Israel, sob orientação da rabina Elyse Goldstein, os serviços religiosos de Rosh Hashaná e Iom Kipur foram conduzidos pela rabina Leah Kroll. A congregação também recebeu novos sidurim, doados por Judith e Ilene Weinreb, que visitaram a Guatemala em um programa da entidade Fair Trade Judaica.

Rabina Leah Kroll

Novo Sidur
 Holocausto é tema de exposição em Fortaleza
Está em cartaz até o dia 6 de outubro a exposição "Do Holocausto à Libertação", com 160 fotos e documento, no Espaço Multiuso do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, no Ceará. A mostra é uma iniciativa da Sociedade Israelita do Ceará (SIC) e teve a presença do presidente da Confederação Israelita Brasileira, Claudio Lottenberg, na sua inauguração.

Na ocasião, Lottenberg falou sobre o dever de transmitir informações sobre o Holocausto às novas gerações e agradeceu Marcus Strozberg, curador da mostra e presidente da SIC.

A inauguração, inclusive com a participação de Aleksander Laks, sobrevivente do Holocausto, teve grande repercussão, contando com a presença de líderes comunitários e autoridades políticas locais.

Claudio Lottenberg (esq.) e Marcus Strozberg, na abertura da
exposição em Fortaleza. Foto: Divulgação.

Aleksander Laks fala sobre sua experiência como sobrevivente do Holocausto / Público jovem visita a mostra, no dia de sua inauguração.
Fotos: Marina Cavalcante.

 Diversidade Religiosa no Rio Grande do Sul
O rabino Guershon Kwasniewski, da SIBRA - Sociedade Israelita de Cultura e Beneficência de Porto Alegre, tomou posse como membro do Comitê Estadual de Diversidade Religiosa do Estado do Rio Grande do Sul.
Coordenado pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, o comitê é composto também por evangélicos, católicos, umbandistas, budistas, ateus, pesquisadores das religiões e representantes do poder público.

O Rio Grande do Sul é o primeiro estado brasileiro a ter um Comitê de Diversidade Religiosa. O órgão foi instituído pelo governador Tarso Genro e tem por objetivo favorecer a promoção do direito à diversidade religiosa, o combate à intolerância e a proteção contra violações de direitos humanos por motivação religiosa.

Entre os objetivos da SIBRA está o combate a qualquer tipo de preconceito contra o judaísmo. No âmbito municipal, a entidade já fazia parte do Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre.


O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira (esq), cumprimenta o rabino Guershon Kwasniewski. Foto: Divulgação.
 Memória

Sr. Franja (esq) com David Leo Eisencraft

Às vésperas das Grandes Festas, a Sociedade Israelita de Ribeirão Preto (SIRP) recebeu a triste notícia do falecimento de Franja Hamurger, Itschak ben Shmuel, aos 99 anos.

Durante muitos anos ele foi chazan da SIRP e participou de atividades comunitárias, como o seminário Lashir Benefesh 5, em 2011, em São Paulo, quando foi homenageado pelo exemplo de grande dedicação à chazanut e à comunidade judaica.
 Mifgash

 Maior encontro judaico da América do Norte tem inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para a 72ª North American Biennial, organizada pela Union for Reform Judaism (URJ), o maior encontro judaico da América do Norte. O evento será realizado de 11 a 15 de dezembro, em San Diego (EUA), e deve reunir cerca de 5 mil líderes da comunidade judaica, entre voluntários, profissionais e rabinos. Pela primeira vez o encontro receberá participantes de congregações que não estão afiliadas à URJ, mas que se identificam com o judaísmo pluralista, para compartilhar experiências, conhecer melhor sobre a religião e discutir soluções para os desafios sobre o futuro da vida judaica na sociedade contemporânea. Mais informações no site http://urjbiennial.zerista.com/.


 Devarim



 Seminário Beutel 2014
Fevereiro 13 – 23, 2014

"Porque a aprendizagem judaica é a componente chave da liderança judaica"

"The Anita Saltz International Education Center", localizado ao pé das muralhas de Jerusalém, é uma importante iniciativa inovadora da WUPJ, combinando estudos judaicos com experiências únicas e significativas em Israel. O "Seminário Beutel" é um programa de dez dias em Israel, que oferece a oportunidade de estudar os textos antigos e história; discutir questões políticas e sociais atuais; explorar caminhos espirituais e conceitos da liderança judaica - tudo dentro de um contexto progressista do judaísmo. O participante deve ser inscrito e recomendado pela comunidade à qual pertence e manter compromisso atual e futuro com ela. O idioma do seminário é o inglês.



Mais informações e ficha de inscrição no site: The Beutel Seminar for Progressive Jewish Leadership

E pelos e-mails: saltz@wupj.org.il e contato@wupj-latinamerica.org


 Anote na agenda








World Union for Progressive Judaism - Latin America
http://www.wupj-latinamerica.org
contato@wupj-latinamerica.org