Edição # 70 – Junho de 2013 / Tamuz 5773

 A força da educação judaica
A próxima edição do "The Bergman Seminar for Progressive Jewish Educators", de 4 a 14 de julho, em Israel, vai reunir educadores judeus dos movimentos reformistas, progressistas e liberais, com o tema "Criando conexões significativas". As comunidades de todo o mundo enviam seus representantes para participar de aulas, leitura de textos e visitas a diversos locais onde o conteúdo dos estudos pode ser vivenciado na prática. Nesta edição, quatro participantes da América Latina (Panamá, Brasil e Argentina) estarão presentes.



Mais informações e inscrições: pelos e-mails contato@wupj-latinamerica.org e saltz@wupj.org.il.

 Prêmio valoriza inclusão de pessoas com deficiência na comunidade judaica


A Escola Comunitária Arlene Fern, da Fundación Judaica, de Buenos Aires, está entre os projetos agraciados com o Ruderman Foundation Awards Disability Prizes deste ano e que foram anunciados nos Estados Unidos no final de junho. O prêmio reconhece as iniciativas inovadoras que viabilizam a inclusão de pessoas com deficiência na comunidade judaica. Video Link

Também foram premiadas escolas de Cidade do Cabo (África do Sul) e de Israel que realizam trabalhos diferenciados em sala de aula. Outros projetos reconhecidos são da sinagoga de St. Louis (EUA), para auxílio de jovens com deficiência para celebrar o bar-mitzvá, e de uma padaria de Maryland que dá oportunidades profissionais para pessoas com
dificuldades no desenvolvimento.



O prêmio foi destaque nos principais veículos de comunicação da comunidade judaica norte-americana e em Israel, como você pode conferir nos links abaixo:

JTA
Ruderman prize recognizes organizations with programs, services for disabled

Jerusalem Post
Winners of 2013 Ruderman Prize in Disability announced

N.Y. Jewish Week
The Ruderman Prize Winners: A Bakery, Schools
And A Shul
 Rabino Sergio Bergman ganha espaço na política Argentina
O jornal Haaretz, um dos mais importantes de Israel, publicou, no final de junho, uma entrevista com o rabino argentino Sergio Bergman, destacando sua atuação política e a possibilidade de ser eleito para o Legislativo nacional argentino nas eleições que serão disputadas em outubro.

Na introdução, o texto lembra a polêmica de dois anos atrás, quando Bergman ganhou uma vaga no conselho municipal de Buenos Aires, se o título de "rabino" poderia aparecer na cédula eleitoral. A Justiça local não permitiu, pois isso poderia beneficiá-lo na disputa.


Rabino Sergio Bergman

Agora, ele conquistou mais espaço no PRO, partido de oposição à presidente Cristina Kirchner, e ocupa o primeiro lugar da lista de candidatos da legenda na disputa nacional. Para Bergman, "é uma grande honra, um grande desafio e a responsabilidade de participar na política em nível nacional deve ser uma parte da história argentina, bem como da história judaica, de integração na sociedade".

Entre outros temas abordados – como o acordo entre Argentina e Irã para restringir investigações sobre o atentado à Amia em 1994 e o tempo em que Bergman estudou em Israel –, o rabino também falou sobre como o governo israelense e o Rabinato Chefe de Israel tratam os movimentos reformista e conservador. De acordo com ele, "o governo de Israel não pode manter as posições atuais, negar ou retardar o reconhecimento pleno dos movimentos reformista e conservador. Houve progressos, mas não o suficiente. A ortodoxia tem de preservar seus direitos, mas não tem o direito de impor nada sobre os outros".
 Um dos expoentes da liderança judaica progressista em Israel visita a Ameica Latina
O diretor executivo do Israel Movement for Progressive Judaism (IMPJ), rabino Gilad Kariv, irá visitar comunidades judaicas afiliadas à WUPJ na América Latina em agosto. A agenda ainda está sendo elaborada e deve incluir a participação em serviços religiosos e debates sobre o judaísmo reformista no Brasil e na Argentina. Principal liderança do movimento reformista em Israel desde 2009, Kariv foi ordenado na Hebrew Union College e também é formado em Direito pela Universidade Hebraica de Jerusalém, também tendo estudado nos EUA e dedicado parte de sua carreira acadêmica à filosofia judaica.

 Projeto Alcance: Judaísmo on-line no sul do Brasil


A Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência de Porto Alegre – SIBRA –, no Rio Grande do Sul, inicia em breve cursos de judaísmo pela internet com integrantes das comunidades judaicas dos demais estados do Sul do Brasil: Paraná e Santa Catarina.

A ideia surgiu em abril, quando a Associação Israelita Catarinense iniciou as atividades na sua nova sede com um final de semana especial que teve a presença de Guershon Kwasniewski, da Sibra, na condução dos serviços religiosos de Kaballat Shabat e do sábado pela manhã.

Um dos destaques do novo espaço da AIC é uma obra do consagrado artista plástico Marc Chagall no Aron Hakodesh da sinagoga. As atividades na AIC fazem parte do projeto Alcance, da WUPJ, destinado a auxiliar as pequenas comunidades judaicas na América Latina.


 Revista Devarim: o lugar dos judeus brasileiros no mundo
As páginas centrais da vigésima edição de Devarim, editada quadrimestralmente pela ARI do Rio de Janeiro, estampam uma nuvem que coloca em proporção as palavras mais usadas nas centenas de textos já publicados nas páginas ricamente editadas da revista.

Destaca-se o verbo que denota pertinência: "ser", acompanhado por substantivos que definem os judeus do Brasil. Muitas conclusões podem ser aferidas a partir da análise da nuvem, no entanto parece pacífico que o tema que mais estimula o interesse dos judeus do Brasil é o seu lugar como seres humanos no mundo.

Os textos do número 20 incluem um delicioso olhar para o judaísmo do começo do século XX no Rio de Janeiro, através da obra de João do Rio; importantes reflexões e debates a respeito do judaísmo, na tradicional linha de constante reflexão e caminho que trilhamos há milênios; um olhar pragmático e original sobre a educação das escolas judaicas e uma análise didática do funcionamento da democracia israelense.

Na internet
O conteúdo completo da revista Devarim – inclusive das edições anteriores – está disponível no novo site www.devarim.com.br. Na internet, é possível se cadastrar para receber gratuitamente a versão impressa em casa. O cadastro deve ser feito inclusive por todos que já recebiam a publicação. A única exceção são os sócios da ARI.


 Primeira rabina comemora 30 anos de ordenação
A rabina Elyse Goldstein, que atualmente trabalha na orientação e apoio espiritual para a Asociación Judia Reformista de Guatemala, Adat Israel, na América Latina, celebra três décadas de sua formatura no Hebrew College-Jewish Institute of Religion Union, em Nova York, em 1983. Oficialmente, ela é a primeira mulher a ser ordenada rabina. Durante boa parte de sua trajetória como líder religiosa, Elyse trabalhou em Toronto, no Canadá.

É de lá, que ela recebe algumas homenagens pelos 30 anos de rabinato. "Sua vida é um modelo de ativismo inspirado por nossos valores sagrados. Ela atua em conselhos comunitários, se preocupa profundamente com as escolas de nossa comunidade e com as questões da pobreza e da fome, dedica-se à comunidade rabínica e publica livros e artigos de divulgação de seu pensamento", afirma Seymour Epstein, Senior Vice President–Jewish Educationand Identity UJA Federation Toronto.

Jeannette de Orantes, presidente da Asociación Judia Reformista de Guatemala, conta que "nos reunimos com a rabina Goldstein há alguns anos e ficamos impressionados com o seu entusiasmo sobre judaísmo, mas especialmente com o seu compromisso para com nossos jovens. Ela é um exemplo de vida que deve ser seguido por todos os judeus que querem ter uma maneira judaica moderna incrível de viver".




 Atualidades nos debates de Shavuot
A dedicação aos estudos é uma das principais tradições da festa de Shavuot, comemorada neste mês de junho. As comunidades progressistas da América Latina costumam realizar debates sobre temas contemporâneos, como aconteceu na Congregação Israelita Mineira (CIM), que abordou o tema "Santidade e beleza do corpo – cirurgia plástica estética, piercings e tatuagens", com a presença da dermatologista Ana Carolina Carvalho ao lado do rabino Leonardo Alanati.

Na Fundación Judaica, na Argentina, um grupo de pessoas passou a noite estudando textos religiosos e relembrando a entrega das tábuas da lei para Moisés. Na escola comunitária Arlene Fern, as crianças do 4º ano tiveram um momento especial, recebendo o seu primeiro Tanach.



 Porto Alegre se prepara para eventos da WUPJ em 2014
A WUPJ Latin America já está elaborando o calendário de atividades e eventos especiais para o ano que vem. A SIBRA, na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, no Brasil, irá sediar a reunião do Conselho Regional da WUPJ, a Kallah Rabínica e a 8ª edição do Lahsir BeNefesh, encontro com chazanim, músicos e pessoas interessadas na parte musical dos serviços religiosos.

 Save the date – Connections 2015 – Rio de Janeiro


World Union for Progressive Judaism - Latin America
http://www.wupj-latinamerica.org
contato@wupj-latinamerica.org