Edição # 66 – Janeiro de 2013 / Shevat 5773

 Lashir BeNefesh 2013

Judaísmo e música
fazem bem para a alma

Seminário Lashir BeNefesh (Cantando com a Alma)
chega à sétima edição, nos dias 10, 11 e 12 de março, na ARI-Rio de Janeiro


A presença de músicos e as melodias das rezas são alguns dos diferenciais mais marcantes das comunidades judaicas liberais em todo o mundo. E foi justamente pensando em aprimorar aspectos relacionados à música nos serviços religiosos que surgiu o Lashir BeNefesh (Cantando com a Alma), com o apoio da WUPJ-LA.

O Lashir BeNefesh é um seminário de estudos práticos e teóricos com o objetivo de capacitar chazanim, cantores, Shlihei Tzibur (condutores das orações), integrantes de corais litúrgicos, profissionais e voluntários da área musical das comunidades que fazem parte da WUPJ-LA.

O programa, realizado pela primeira vez em 2008, chega à sétima edição nos dias 10, 11 e 12 de março, na ARI – Rio de Janeiro. O Lashir BeNefesh é aberto à participação de todas as pessoas que tenham conhecimento das músicas executadas nas sinagogas e da condução de serviços religiosos ou demonstrem interesse pelo tema.

Mais informações sobre o evento que será realizado na ARI-Rio de Janeiro podem ser obtidas pelo telefone +55-21-2156-0444, com Ana Elena, ou pelo e-mail ana.garrido@arirj.com.br
.

Participação especial

O seminário Lashir BeNefesh de 2013 terá a participação especial do chazan argentino Isidoro Abramowicz, educador musical e regente de coro. Atualmente, Abramowicz atua como chazan convidado nas sinagogas Mishkenot Beit Ruth-Daniel e Reform Synagogue Kiriyat Ono, ambas em Israel. Além da vivência nas comunidades israelenses, o cantor ainda participou ativamente da reconstrução do Judaísmo Reformista na Alemanha, onde trabalhou em diversas instituições entre 2005 e 2009. O seu lado artístico também é valorizado com apresentações de recitais de diversos gêneros musicais em Israel, nos Estados Unidos e na Europa.

Uma história de sucesso

1 2


1º Lashir BeNefesh – 2008 – ARI-RJ

Esta será a terceira vez que a ARI-RJ recebe o
Lashir BeNefesh. Idealizado pelo sheliar tzibur Philippe Manuard, da Congregação Israelita Mineira (CIM), de Belo Horizonte, o seminário foi realizado pela primeira vez em julho de 2008, antecedendo a 3ª Conferência das Comunidades Judaicas da América Latina, que aconteceu no Rio de Janeiro.


2º Lahsir BeNefesh – 2009 – CIP-SP

No ano seguinte, o segundo encontro aconteceu em
São Paulo, na sede da Congregçaão Israelita Paulista (CIP), já com dois dias de intensas atividades e palestras que abrangeram temas como historia da chazanut, o papel do chazan como educador, nusach para Iamim Noraim, além de aulas práticas de repertório e preparação corporal.

3 4


3º Lahsir BeNefesh – 2009 – ARI-RJ

A terceira edição, também em 2009, voltou à ARI-RJ,
e também reuniu pessoas de todo o Brasil em uma programação de dois dias.


4º Lahsir BeNefesh – 2010 – SIBRA-Porto Alegre

Foi na quarta edição, realizada em 2010, na Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (SIBRA/Porto Alegre), que o Lashir BeNefesh recebeu seu primeiro convidado internacional, com a presença do chazan Andrew Bernard, do templo Beth El de Charlotte, na Carolina do Norte (EUA). Na ocasião, os participantes do seminário ainda fizeram um recital para uma plateia de aproximadamente 400 pessoas, no Hotel Sheraton de Porto Alegre, em homenagem aos 75 anos da SIBRA.

5 6


5º Lahsir BeNefesh – 2011 – CIP-SP

O quinto Lashir BeNefesh foi realizado mais uma vez na CIP, em São Paulo, com representantes de 12 entidades de 6 Estados do Brasil. O evento teve participação especial do maestro e compositor argentino Prof. Dr. Zeev Malbergier e, como parte da programação, aconteceu o Lashir Beiachad, evento aberto que ofereceu a chance de pessoas da comunidade local cantarem e tocarem instrumentos junto com os músicos que participaram do seminário.


6º Lahsir BeNefesh – 2012 – CIM-BH

O idealizador do Lashir BeNefesh empenhou-se na programação da última edição do seminário, no ano passado, na CIM-BH. Phillipe Manuard organizou palestras e atividades práticas que abordaram assuntos relacionados ao repertório, partituras, liturgia, ritmo, a transformação do texto escrito para a linguagem falada, técnicas relacionadas à voz e o restante do corpo, vivência em grupo e o estudo de chazanim que foram destaque no passado.


Temas abordados

Nesta sétima edição, os temas a serem abordados serão:

• Corpo e voz: como preparar seu instrumento.
• Corpo e voz II - prática
• Nussach ashkenazi – do Leste ao Oeste
• Master Class
• Piutim – poesias – e melodias para os Iamim Noraim
• Oficina prática. Minha vida de chazan na estrada
• Oficina de repertório comentado
• Vivências e experiências junto à comunidade judaica de Londres
• Melodias para os kadishim e seu contexto


 


World Union for Progressive Judaism - Latin America
http://www.wupj-latinamerica.org
contato@wupj-latinamerica.org