Edição # 62 – Setembro de 2012 / Elul 5772 – Tishre 5773

 A valiosa troca de experiências: lideranças da WUPJ visitam comunidades da América Latina 

Líderes da WUPJ visitaram diversas comunidades da região, participando de encontros que proporcionaram uma valiosa troca de experiência, no período que antecedeu a realização da 4ª Conferência das Comunidades Judaicas da América Latina, entre 8 e 12 de agosto, em Buenos Aires, Argentina.

Se de um lado os integrantes das comunidades – voluntários, profissionais e ativistas – tiveram a oportunidade de ouvir e aprender mais sobre temas importantes relacionados ao Judaísmo Progressista, do outro, os líderes da WUPJ puderam conhecer de perto a realidade desses grupos, suas conquistas e também suas dificuldades enfrentadas no dia a dia. No Brasil, a presença dos scholars da WUPJ teve o apoio da Conib (Confederação Israelita do Brasil).

Em Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil), o presidente mundial da WUPJ, rabino Stephen Fuchs, participou de atividades organizadas por Sergio Caraver, presidente e pelo Professor Guershon Kwasniewski, líder religioso da SIBRA. Além de encontros com a comunidade judaica, a agenda de Fuchs também incluiu encontros com um grupo de diálogo inter-religioso e com o prefeito José Fortunati. O presidente da WUPJ ainda visitou as obras de um dos estádios da Copa de 2014 e arriscou algumas jogadas de futebol com um grupo de crianças carentes.



O jornal Zero Hora, um dos mais conceituados do Brasil, publicou uma entrevista com Fuchs, ressaltando "sua maneira de exercer a fé acompanhando a evolução dos costumes".

http://firs.com.br/noticias/rabino-fuchs-deixa-uma-boa-imagem-em-sua-visita-a-porto-alegre.aspx

http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/cs/usu_video/03-08_lider_mundial_do_judaismo_visita_a_capital.wmv

No Chile, Santiago recebeu o rabino Joel Oseran, vice-presidente de desenvolvimento internacional da WUPJ. Victor Grimblatt, presidente e Rabino Chaim Koritzinsky da Congregação Ruaj Ami, que vem se tornando uma importante alternativa para as pessoas interessadas no Judaísmo Progressista na capital chilena, realizaram atividades com Oseran, abordando temas como "Desafios para Israel e o mundo judaico no século 21"; "Por que sou um judeu progressista?"; e também a necessidade de cooperação entre os diferentes movimentos judaicos existentes no Chile.

O vice-presidente da WUPJ ainda visitou outras instituições chilenas, como a comunidade Yakar liderada pelo Rabino Roberto Feldmann em Santiago e a congregação Max Nordau, em Valparaiso, que havia sido seriamente danificada em um terremoto de 2010 e recebeu recursos de um fundo da WUPJ para sua reconstrução.


Rabino Joel Oseran (E) e Rabino Chaim Koritzinsky / Ruaj Ami


Membros da sinagoga renovada de Valparaiso

A cidade de Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil) foi o destino do professor Paul Liptz, diretor de Educação do Anita Saltz International Education Center, da WUPJ, em Jerusalém, antes da conferência realizada na Argentina.

Recebido por sua presidente Maria Antonieta Cohen e Rabino Leonardo Alanati e demais lideranças da Congregação Israelita Mineira (CIM), Liptz realizou palestras para a comunidade local, jovens universitários e profissionais e também em um encontro com representantes de instituições judaicas, como a Federação Israelita de Minas Gerais, Associação Israelita Brasileira, Escola Theodor Herzl, Na'amat Pioneiras e Wizo. O roteiro ainda incluiu uma visita à pequena comunidade judaica de Ouro Preto, uma das cidades históricas mais importantes do Brasil e declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO.



As comunidades de São Paulo e Rio de Janeiro tiveram a presença do rabino Michael Marmur, que esteve no Brasil pela primeira vez. Marmur é vice-presidente para Assuntos Acadêmicos do Hebrew Union College-Jewish Institute of Religion, responsável pelos campi de Nova Iorque, Cincinnati, Los Angeles e Jerusalém.

Na Congregação Israelita Paulista, recepcionado pelo seu presidente Sergio Kulikovsky e pelo Rabino Ruben Sternschein, Marmur falou sobre "Os vários significados de Massóret: a legitimidade do judaísmo liberal em Israel e no mundo", onde abordou a importância das tradições na sociedade contemporânea.

Ainda na capital paulista, Marmur participou de um encontro com um grupo de jovens casais que realiza shiurim mensais com rabinos da CIP. O representante da WUPJ falou sobre o tema "Por que sou um judeu reformista?", enfatizando o dilema sobre como conciliar judaísmo e modernidade, o que deixou a plateia instigada.


Já na Associação Religiosa Israelita, no Rio de Janeiro, recepcionado por sua presidente Evelyn Milsztajn, pela vice-presidente Tereza Roth e pelos Rabinos Sergio Margulies e Dario Bialer, o rabino Marmur versou sobre o espaço e o tempo, fazendo uma analogia com o próprio nome da cidade: Rio (espaço) de Janeiro (tempo). Ainda na ARI, Marmur participou de um grupo de estudos da Torá após o serviço religioso de Shabat e da cerimônia de Havdalá com um grupo de jovens.


 Imagens emocionantes e um pedido de desculpas

A WUPJ Latin-America pede desculpas a todos pela falha técnica que impossibilitou a visualização da galeria de fotos da 4ª Conferência das Comunidades Judaicas da América Latina, conforme anunciado na última edição de nossa newsletter. Agora, com a falha corrigida, convidamos a todos a conferir as imagens de momentos emocionantes e históricos do encontro realizado na Argentina. Galeria BUE2012

 Uma experiência maravilhosa pelas raízes do judaísmo na Argentina

Um grupo de 35 pessoas participou de uma excursão a pequenas comunidades judaicas da província de Entre Rios, a cerca de 5 horas de carro de Buenos Aires, na Argentina. O passeio, organizado por David Igdaloff, da Asociación Israelita de las Pampas (AIP) e por Abel Evelson, do Centro Comunitário Lamroth Hakol, fez parte da programação prévia da 4ª Conferência das Comunidades Judaicas da América Latina, realizada pela WUPJ Latin America em agosto, em Buenos Aires.

No final do século 19 e início do século 20, a província de Entre Ríos foi o cenário privilegiado de uma história fascinante e comovedora: a chegada de dezenas de milhares de imigrantes judeus que deixaram para trás a perseguição do regime czarista na Europa para dar lugar à esperança em uma terra que prometia liberdade e trabalho.

Com apoio da Jewish Colonization Association (JCA) - a organização filantrópica criada em 1892 em Londres pelo Barão Mauricio de Hirsch - teve início o estabelecimento de colônias agrícolas na Argentina para dar abrigo aos empobrecidos imigrantes, que passaram a ser chamados de "gaúchos judeus".

O esforço compartilhado entre a JCA e colonos resultou na fundação de várias cidades e aldeias e foi a origem de escolas, hospitais, templos, bibliotecas e associações cooperativas agrícolas, muitas das quais ainda permanecem ativas e foram visitadas pelo grupo da WUPJ.

"Foi uma experiência maravilhosa para todos nós ter a oportunidade de visitar as colônias que tiveram auxílio do Barão Hirsch. Vimos a história dos livros se tornar realidade", afirmou Jerry Tanenbaum, presidente do Yad B' Yad Task Force, braço da WUPJ que auxilia as comunidades da América Latina. Para saber mais sobre esta parte fascinante da história dos judeus na Argentina clique em www.colonizacionjudia.com.ar.

Fotos: Pre Conferencia_BA2012


Sinagoga de Dominguez


Tefilah Sinagoga L' Moises, Basavilbaso


 CIP tem novo rabino reformista


Rabino Uri Lam

Uri Lam, que vinha atuando como assistente do rabinato da Congregação Israelita Paulista desde agosto de 2005, foi aprovado na Vaadat Hasmachá (comissão de ordenação rabínica) do Hebrew Union College-Jewish Institute of Religion, em Israel.

A cerimônia festiva será realizada no dia 14 de novembro, mas Uri Lam já começa a trabalhar como novo rabino reformista da CIP.

A WUPJ cumprimenta o novo rabino e reconhece seus esforço e dedicação ao longo de todos esses anos e, com certeza nos próximos que virão, desenvolvendo projetos que enriquecem a vida judaica da comunidade de São Paulo.

"O momento da aprovação junto aos meus professores e professoras, agora colegas, foi marcante e emocionante não é suficiente para descrever o que estou sentindo. Também é um momento de gratidão a todos e a todas que me acompanharam, estimularam, desafiaram, construíram juntos, confiaram neste projeto que é de todos nós", afirmou Uri Lam

 Inscrições abertas para o Seminário Beutel de Liderança 2013

A próxima edição do Seminário Beutel de Liderança será realizado em fevereiro de 2013, em Jerusalém, e as inscrições já estão abertas. Trata-se de uma oportunidade para o estudo de textos antigos e da história judaica e também de discutir problemas sociais e políticos do mundo judaico; a espiritualidade e a liderança comunitária em um contexto judaico-progressista.

Nos últimos dez anos, cerca de 200 pessoas de todos os lugares do mundo costumam participar do seminário realizado no Instituto Internacional de Educação Anita Saltz, da WUPJ.

Os participantes devem ser indicados por suas respectivas comunidades e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail saltz@wupj.org.il ou contato@wupj-latinamerica.org.

 Fazendo a diferença – 36ª Convenção Internacional da WUPJ – Connections 2013

A WUPJ realiza seu encontro internacional de 28 de abril a 5 de maio de 2013, em Jerusalém, Israel.

Com o tema "Fazendo a diferença", o encontro convida a todos a aprender, explorar, questionar, se envolver e ter inspiração para transformar o mundo.

Os pilares do encontro serão:

Tikkun Hanefesh – Reparação da alma
Tikkun Atzmi – Autorreparação
Tikkun Hahevra – Reparação da sociedade
Tikkun Israel – Reparação de Israel
Tikkun Olam – Reparação do mundo

Mais informações sobre a 36ª Convenção Internacional da WUPJ – Connections 2013 – estão disponíveis no site www.wupjconnections.org ou pelo e-mail 2013@wupj.org.il.

 Shaná Tová

A WUPJ Latin America, todos os seus profissionais e voluntários acreditam que o mundo pode ficar melhor a cada dia. É por isso que renovamos todos os anos nossos votos de felicidades para todos que nos acompanharam neste ciclo que se encerra. E que 5773 seja ainda melhor, com grandes realizações, alegrias e saúde.

Shaná Tová Umetuká!


World Union for Progressive Judaism - Latin America
http://www.wupj-latinamerica.org
contato@wupj-latinamerica.org