Edição # 59 - Maio de 2012 / Iyar - Sivan 5772

 4ª Conferência das Comunidades Judaicas na América Latina 

Importantes Presenças Confirmadas!

Expoentes do Judaísmo mundial reconhecidos internacionalmente confirmaram sua participação no
encontro que será realizado de 8 a 12 de agosto de 2012, em Buenos Aires, na Argentina.

Mais de 40 renomados conferencistas de diversos países da América Latina e Europa, dos EUA e de Israel com grande experiência em comunidades judaicas destas regiões, abrilhantarão o evento. Eles estarão ao lado de convidados internacionais, como o Presidente da WUPJ, rabino Stephen Lewis Fuchs; o Vice-Chairman da WZO - World Zionist Organization Executive, Dr. David Breakstone; o Vice-Presidente para Assuntos Acadêmicos na Hebrew Union College-Jewish Institute of Religion (HUC-JIR), em Jerusalém, rabino Michael Marmur; e o Diretor de Educação do Anita Saltz International Education Center, da WUPJ em Israel, professor Paul Liptz.

Rabino Stephen
Lewis Fuchs


Presidente da
World Union for Progressive Judaism

Dr. David
Breakstone


Vice-Chairman
da WZO - World
Zionist Organization Executive

Rabino Michael Marmur

Vice-Presidente para assuntos acadêmicos na Hebrew Union College-Jewish Institute of Religion em Jerusalém.

Professor
Paul Liptz


Diretor de
Educação - Anita Saltz International Education Center / WUPJ

Buenos Aires 2012

"Novos caminhos do Judaísmo na América Latina"

08 a12 de agosto de 2012 / Buenos Aires - Argentina
Inscrições abertas!!!

Valor da conferência por pessoa
(sem hospedagem)


Até 31 de Maio

• USD 450 Adulto
• USD 225 Jovem (até 30 anos)

A partir de 01 de Junho a 31 de julho

• USD 500 Adulto
• USD 250 Jovem (até 30 anos)

1. Pré-Conferência Tour (opcional):
6 a 8 de agosto Buenos Aires & colônias
judaicas de Entre Rios

2. Kallah rabínica: 8 e 9 de agosto Reunião
de estudos para rabinos e líderes religiosos

3. A Conferência: 9 a 12 de agosto Extensa programação, com a presença de palestrantes internacionais e de comunidades judaicas
progressistas da região

4. Pós-Conferência Tour (opcional):
12 a 15 de Agosto Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro

Para inscrições: www.wupjbue2012.com.ar     Mais informações: contato@wupj-latinamerica.org

 WUPJ-LA reelege diretoria e cria comissões de trabalho

A diretoria da WUPJ-LA foi reeleita para o biênio
2011-2013 com a missão de promover pontes entre as comunidades, através da promoção de programas que agreguem conteúdo judaico progressista.

Um dos principais desafios do grupo é arrecadar
recursos para a sustentação financeira da WUPJ-LA,
que já conta com o apoio da WUPJ Internacional e
do grupo Yad B'yad Task Force.

Para auxiliar a diretoria, foram criadas comissões
de trabalhos em diferentes frentes de atuação,
com representantes das comunidades afiliadas.



Diretoria

• Presidente - Miriam Vasserman
• Vice Presidente - Raul Cesar Gottlieb
• Tesoureiro - Flávio Levi Moreira
• Secretária Executiva - Berta Zylberstajn

Comissões

• Comunicações - Sergio Caraver (Sibra- Porto
Alegre-BR) e Celia Morgunovsky Gomes (Sociedade Valparaíso-Chile)

• Eventos e Programação - Dora Lucia Brenner
(CIP/São Paulo-BR) e Victor Grimblatt (Comunidad Cultural y Religiosa Ruaj Ami/Santiago-Chile)

• Finanças - Flavio Levi Moreira (CIP/São Paulo-BR)
e Mario Ruschin (Fundación Judaica-AR)

• Religião - Carlos Malamut (CIM/Belo Horizonte-BR)
e Raul Gottlieb (ARI/Rio de Janeiro-BR)

• Relações com Afiliadas - Teresa Roth (ARI/Rio
de Janeiro-BR) e Ricardo José Rotholtz (Centro de Espiritualidade Judaica Mishkan- Buenos Aires-AR)

 A festa da liberdade e de diferentes gerações

As congregações afiliadas da WUPJ-LA comemoraram
Pessach de uma maneira muito especial

Na Argentina

A comemoração de Pessach unindo diferentes gerações foi o destaque nos templos da Fundación Judaica e
na Escola Comunitária Arlene Fern.

Na Escola Comunitária Arlene Fern as crianças de 4 anos e seus pais compartilharam o que aprenderam
sobre a festa, seus símbolos e tradições. Já os alunos do 7º ano, participaram de uma atividade conjunta com
seus avós, em um momento de reflexão e preparação para os dias de Pessach, falando sobre diferentes
tradições e costumes dos judeus ashkenazim e sefaradim. Os alunos menores, do 1º ano, colocaram a mão
na massa, literalmente, para aprender todos os passos necessários para a fabricação da matzá.


No recém-inaugurado salão do Gran Templo de Paso, o Seder de Pessach foi o primeiro grande evento realizado e recebeu cerca de 800 pessoas. A celebração foi organizada em conjunto com a Fundación Tzedaká e contou com a adesão da Congregación Israelita de la República Argentina e da Fundación Judaica. As bênçãos feitas aos presentes pelo Admor de Malta, juntamente com o anfitrião, o rabino Iosi Baumgarten e os rabinos Sergio Bergman e Damián Karo, se estenderam até a madrugada.

No Templo Libertad, os jovens organizaram um Seder onde tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas, desde a preparação da cozinha - tornando-a kasher para Pessach - até a celebração do jantar, que foi conduzida pelos rabinos Simón Moguilevsky e Damián Karo.

Na Comunidad NCI-Emanu El, também na Argentina, a segunda noite de Pessach foi celebrada com um jantar, relatos e canções da Hagadá. Sob o comando do rabino Ale Avruj, os participantes - inclusive crianças - fizeram diversas interpretações dos textos lidos durante o Seder, buscando responder "Por que está noite é
diferente das demais?".

Cada uma das comunidades da AIP - Asociación Israelita de las Pampas, celebrou intensamente Pessach reunindo seus congregantes.

Mariano del Prado, sheliach Tzibur da AIP, dirigiu o Seder na Comunidad Judía de Puerto Madryn. Reunidos para o seder estiveram cerca de 35 pessoas. A comunidade está crescendo uma vez que novas famílias estão se integrando nas atividades desenvolvidas.

Pela primeira vez após vários anos, a Comunidad Judía de Villa Ángela - Província del Chaco, se reuniu para celebrar Pessach. O Seder foi um êxito bem como a presença de bom público.

Pessach na Asociación Israelita de Paraná teve um motivo especial. Este ano, quando se celebra os 100 anos de vida da Asociación Israelita de Paraná, a ideia foi celebrar Pessach na Escola Hebraica, para que toda a comunidade pudesse participar junto às crianças uma vez que e se acredita na importância da transmissão dos valores do nosso judaísmo através das experiências, não só pela teoria; prática e ação são muito importantes.

Várias atividades foram desenvolvidas com as crianças, alusivas ao Seder, sem faltar canções pertinentes a Pessach e alusivas à liberdade, sob a orientação do Sheliach Roi Melamed e Rabino Sebastián Vainstein.

Nesta noite recordaram os irmãos assassinados nos atentados à Embaixada de Israel na Argentina e à sede da AMIA, com uma poesia de Iehuda Amichai. Sem dúvida, os presentes puderam vivenciar um Pessach diferente.

Sheliach Roi Melamed e Rabino Sebastián Vainstein continuaram sua viagem para compartilhar
Pessach e estiveram presentes na Comunidad Judía de Colonia Avigdor - Entre Ríos dentro do Programa “Semeando Sionismo” do Departamento de Atividades para a Diáspora da OSM (Organização Sionista Mundial).

A comunidade judia de Colonia Avigdor tem cerca de 60 pessoas entre crianças e adultos, tendo sido em seu início um centro Judaico muito importante na região. Nesta noite nós éramos cerca de 30 pessoas em torno da mesa e o que mais nos gratificou foi contar com a presença de famílias de Federal e La Paz; em ambos os lugares não há comunidades judaicas, e apesar da distância, compareceram para compartilhar Pessach em comunidade.

Como em San Salvador, realizamos um Seder de Pessach não tão tradicional, nem semelhante aos que talvez as pessoas estivessem acostumadas a celebrar; a idéia era inserir textos tradicionais da Hagada com textos mais modernos para entender que a saída do Egito não foi um evento que aconteceu há milhares de anos atrás com nossos ancestrais, mas, infelizmente, ao longo de nossa história, se repetiu por vários Pessach até nossos dias. Os presentes aproveitaram a noite e para todos foi viver uma Páscoa diferente e excitante.

Já quase, terminando Pessach, no final do Kabalat Shabat, tivemos na Comunidade de Avellaneda um jantar alusivo à festa. Na ausência justificada do rabino da kehilá, Dr. Fabian Zaidemberg, o serviço religioso foi conduzido por Mario Szames. Como o número de presentes (60 pessoas) superava o público que geralmente vem aos serviços semanais, nós usamos o shil grande, exclusivamente reservado para as Grandes Festas ou um bar ou bat Mitzvá.

Após o serviço religioso passou-se para a sala de jantar onde foi servido um jantar festivo, seguido de canções tradicionais de Pessach e terminou com um sorteio de uma hagada entre os presentes.


No Brasil

Na ARI-RJ, o Seder Comunitário marcou também os 70 anos da instituição. “Nesses 70 anos sedarim que já foram realizados, pensamos de que forma manter o espírito ancestral e optamos por inovar com a tecnologia e novos recursos para vivenciar essa narrativa”, afirmou o rabino Dário Bialer. Ele se referia ao telão utilizado para projetar explicações sobre Pessach e as letras das músicas, que foram cantadas pelos chazanim André Nudelman e Oren Boljover, acompanhados pelo teclado de Regina Lacerda.

 

A CIP - Congregação Israelita Paulista realizou seu tradicional Seder comunitário na primeira noite de Pessach com aproximadamente 180 pessoas e um número expressivo de crianças. A noite foi repleta de participações, música, perguntas e respostas e boa comida. O chazan Avi, o maestro Pipo e o clarinetista Alexandre Travassas abrilhantaram a refeição.

O Seder comunitário da SIC - Sociedade Israelita do Ceará congregou 70 membros da comunidade judaica para celebrar o Pessach, reunindo as famílias para contar a história da Hagada, celebrando a liberdade. O destaque da noite ficou por conta da ativa participação das crianças no Magid e na procura do Afikoman, abrilhantando a festa. Diversos voluntários participaram da organização, fazendo desta noite um momento de vivência comunitária intensa.

 

Promovido pela SIBRA - Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência de Porto Alegre, o lider
religioso Guershon Kwasniewski conduziu o tradicional Seder de Pessach, lotando o salão nesta atividade já tradicional há 15 anos.

Em Santos, no litoral de São Paulo, cerca de 90 pessoas, membros do CCIB – Centro Cultural Israelita
de Santos e frequentadores das sinagogas Beit Jacob e Beit Sion, celebraram o Seder de Pessach que foi abrilhantado com a apresentação dos corais do CCIB e da ARISA, de Santo André, sob a regência de
Márcio Besen, maestro de ambos os corais.



No Chile

As comunidades celebraram Pessach com festivos sedarim em suas congregações:
Ruaj Ami
realizou o 2° seder de Pesaj contando com aproximadamente 150 pessoas.

A Comunidad Max Nordau, de Valparaíso, reuniu em suas dependências, cerca de 50 pessoas
assim como a Congregação Yakar, em Santiago.

 

 Novo Sefer Torá em Porto Alegre

A Sibra (Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência), de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, recebeu em abril um novo Sefer Torá, doado pelo casal Nilma e David Igdaloff.

Igdaloff é presidente da Asociación Israelita de las Pampas (AIP), instituição que reúne pequenas comunidades judaicas da Argentina. A cerimônia oficial de entrega do novo Sefer Torá será realizada em breve.

 Connections 2013 já tem data marcada

A 36ª Conferência Bianual da WUPJ Internacional – Connection 2013 será realizada no período de 01 a 05 de maio do ano que vem, em Jerusalém, Israel. A convenção será precedida por um seminário do Comitê Executivo da WUPJ e da reunião da Assembleia internacional da organização, de 28 a 30 de abril.

O tema da conferência será “Fazendo a diferença”, uma oportunidade única para os participantes refletirem sobre a atuação de todos e a diferença que cada um pode fazer na sua comunidade e no mundo.

No último encontro, Connections 2011, realizado em São Francisco, Califórnia (EUA), a delegação da América Latina contou com 31 participantes da Argentina, Brasil, Chile e México.

O site com detalhes sobre Connections 2013 será lançado em breve.

video-highlights   photo gallery

 Seminário Bergman - Incentivo à educação judaica

O “The Bergman Seminar for Progressive Jewish Educators”, promovido pelo “The Anita Saltz International Education Center”, será realizado neste ano de 5 a 15 de julho, no Beit Shmuel-Mercaz Shimshon, sede mundial da WUPJ, em Jerusalém, Israel.

O seminário, criado para enfrentar os desafios que os educadores das comunidades judaicas progressistas enfrentam nos dias atuais e fornecer-lhes as ferramentas necessárias para dialogar com as novas gerações, contou com quatro representantes da região na edição passada.

O programa é inovador e incorpora elementos como, por exemplo, espiritualidade, cultura e liturgia, língua hebraica, história e memória, política, estudo de textos, valores judaicos e pedagogia.

A oportunidade de visitar diversos locais de Israel também permite um estudo aprofundado de questões vitais para a educação judaica.

O “The Bergman Seminar for Progressive Jewish Educators” é patrocinado pelos irmãos Bergman: Stanley, um apoiador de longa data das causas judaicas progressistas, e Leslie, presidente da European Union for Progressive Judaism (EUPJ). Para mais informações visite o site www.wupj.org.il ou contate Rabino Steve Burnstein.

Existem apenas alguns últimos lugares disponíveis neste emocionante e exclusivo programa. Se você é um educador judeu, não há nenhum lugar melhor para desenvolver seus conhecimentos, aptidões e conexões judaicas.


World Union for Progressive Judaism - Latin America
http://www.wupj-latinamerica.org
contato@wupj-latinamerica.org