Edição # 110 - janeiro de 2017 – Têvet/Shevat 5777.
 Jovens participam de seminário em local atingido por tragédia ambiental
“Alguns são culpados, mas somos todos responsáveis.” Rabino Abraham J. Heschel

A WUPJ organizou de 9 a 11 de dezembro de 2016 o primeiro Seminário Tikun Olam para jovens da America Latina. Nesta edição, treze participantes de diversas cidades brasileiras se conheceram, trabalharam e compartilharam momentos de aprendizado, respeito e profunda conexão com ativistas da vila de Regência Augusta (ou, como é carinhosa e simplesmente chamada, "Regência"), no Espírito Santo.

Regência, localizada na foz do Rio Doce, foi atingida no final de 2015 pela lama das represas da mineradora Samarco, que soterrou a cidade de Mariana, em Minas Gerais, e correu pelo Rio Doce, levando consigo um rastro de destruição.

A viagem foi realizada em parceria com o Hillel Rio, Hashomer Hatzair e congregações afiliadas - com apoio da Agência Judaica e do TaMaR.

Os participantes visitaram a cidade e conheceram a realidade local, consertaram portas e pias, limparam o quintal, pintaram paredes, penduraram prateleiras, plantaram jardins, organizaram materiais, estudaram textos judaicos, cantaram e rezaram juntos.

Eles trouxeram livros e jogos que haviam sido arrecadados em suas comunidades de origem ajudando no estabelecimento da biblioteca na Casa Rosa, sede do Instituto Unidos pela Vida (IUPV) que foi fundado há aproximadamente um ano, para acolher crianças e jovens de Regência.




“Amei todos/as vocês! Fui atravessado pelo afeto e espiritualidade judaica. Hoje acordei com vontade de revisar os textos D'Água no Antigo Testamento?!!”

Hauley Valim, professor universitário e ativista ambiental e político - Regência



“Só agora no meu tempo de reflexão antes de dormir eu pude parar e realmente pensar um pouco sobre o que aconteceu nesses últimos três dias. Eu nunca tive uma relação tão próxima com judeus e por isso não sabia o que esperar dessa experiência.

Me surpreendi com tamanha humanidade e queria agradecer por cada minuto de dedicação, por cada abraço, por cada sorriso e por todo carinho que tiveram conosco. Tudo isso me motivou a trabalhar mais e mais pelas crianças daqui. Esse nosso amor ao próximo é o que nos fará viver num mundo melhor, obrigado de coração! As portas da minha casa estão abertas para vocês!

Um abraço bem apertado e cheio de amor.“


Marcelo Vilela, presidente do IUPV - Regência


“Foi bom sair da minha bolha e poder, mesmo que por um fim de semana, fazer o possível para ajudar e ouvir o que a população tinha a dizer. Um ano se passou e eles foram esquecidos, a mídia perdeu o interesse, mas eles são fortes! Como são fortes! Essa experiência fez eu colocar minha vida em perspectiva.

Temos o dever de ajudar quem precisa, da maneira que dermos conta, seja indo lá e pegando no pesado, seja fazendo doação ou simplesmente passando pra frente o que vimos lá e aumentando a visibilidade. Não podemos deixar que essa situação passe impune!

Fico muito agradecida por ter tido essa oportunidade e espero poder continuar transformando e melhorando o que precisar!”


Júlia Herszenhut, Brasília



“Cheguei em Israel faz um dia.
Quatro dias depois do final do seminario.
Durantre três dias,
Fomos sorriso e trabalho.
Fomos motivo de alegria,
Nos alegramos tambem!
Durante três dias,
Judaísmo e ação social foram uma coisa só.
Do Kabalat Shabat até a Havdalá,
Dois dias de elevação da alma.
Alma que sentiu conexão com o lugar,
Alma que se conectou com Eu-Tu,
Alma que se perguntou sobre o que?
E a resposta veio da importancia do Tikun Olam
Durante tres dias,
As águas sujas pela Samarco se transformaram em suor pelo trabalho em prol da Casa Rosa.
Parceria entre WUPJ, Agência Judaica, com apoio do Hillel, dos Movimentos Juvenis Habonim Dror, Hashomer Hatzair, Chazit Hanoar...
Inspirados pelo líder Hauley Valim, Muito Muito Obrigado!!
Que venham mais acoes como essa!!”


Rodrigo Baumworcel, Jerusalém



“Agradeço a participação como representante da CICAPI (Congregação Israelita Capixaba) no seminário organizado pela WUPJ. O evento foi de grande importância para entendimento das dificuldades encontradas em Regência. Alem disso a contribuição do grupo foi intensa na reconstrução de um espaço para educação e lazer destinado à população local. Essa experiência foi incrível, tocou nossos corações.”

Blima Fux, Vitória

 Chanucá, Natal e Réveillon

ACIB


AIC


MISHKAN

ADAT ISRAEL


CIM


SIC
Por uma feliz coincidência, Chanucá deste 5777 começou a ser celebrado na véspera da comemoração cristã do Natal e terminou na véspera do Ano Novo. Muitas famílias juntaram-se a amigos de outras religiões para celebrar as datas festivas, acendendo as velas da chanukiá. Nas congregações afiliadas à WUPJ, as atividades também foram marcantes.

O bom humor também foi destaque nas mensagens de Chanucá enviadas pelas congregações afiliadas à WUPJ em todo o mundo.

O rabino Marcelo Polakoff e o monsenhor Pedro Torres, integrantes do Comitê Interreligioso pela Paz, em Córdoba, na Argentina, fizeram uma versão em inglês para um video que já havia feito sucesso nas redes sociais em espanhol em 2015.

Confira:

Versão 2016 (inglês)
https://www.youtube.com/watch?v=tFqAvn9laek

Versão 2015 (espanhol)
https://www.youtube.com/watch?v=PI6J0jSwF44

As crianças fizeram a diferença na mensagem gravada pelo professor Joshua Holo, do Hebrew Union College-Jewish Institute of Religion, nos EUA. https://vimeo.com/195817320




Velas de Chanuá no Sede do Município de Biobío – Concepción, Chile

O Departamento Nacional de Assuntos Religiosos, Secretaria-Geral do Ministério a Presidência, entregou um documento chamado "Código de Ética para o Diálogo Inter-religioso na convivência democrática " do Conselho Consultor Inter-religioso.




 Cabalat Shabat especial em POA para instalação do rabino Guershon Kwasniewski
Uma cerimônia emocionante foi realizada no dia 16 de dezembro, na SIBRA – Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência – para instalação do rabino Guershon Kwasniewski, ordenado recentemente em Buenos Aires, na Argentina.

O presidente da SIBRA, Daniel Weiss Vilhordo, agradeceu a Congregação Israelita Mineira por ter permitido que o rabino Uri Lam viajasse de Belo Horizonte a Porto Alegre para a celebração.

“Agradeço imensamente ao apoio que sempre tivemos por parte da WUPJ e, mesmo que seja difícil pelos orçamentos sempre apertados de cada uma das comunidades, acho que temos que investir em ações de mobilidade e inter-visitação“, afirmou.

A sinagoga esteve logada por frequentadores habituais e ainda representantes de entidades judaicas gaúchas, do grupo de diálogo inter-religioso da cidade e do Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati.

A vice-presidente da WUPJ-LA, Miriam Vasserman, nos honrou com o acendimento das velas de shabat e proferiu um discurso emocionado e emocionante demonstrando os laços da SIBRA com o judaísmo progressista e sua relação com o Rabino Guershon”, concluiu o presidente da SIBRA.




 Presidente da WUPJ-LA discute ideias para a comunidade do Recife
O presidente da WUPJ-LA, Raul Gotlieb, visitou o Centro Israelita de Pernambuco (CIP), no Recife, onde teve a oportunidade de apresentar sugestões para fortalecimento dos laços da WUPJ com a comunidade, inclusive pela implantação de um curso de religião e cultura judaicas. A comunidade de Recife abriga a sinagoga mais antiga das Américas e do Hemisfério Sul - a Kahal Zur Israel - que é uma visita obrigatória para todos os judeus do mundo, mas principalmente para os da nossa região.
 Abraçando a diversidade

O presidente da Associação Cultural Israelita de Brasília (ACIB), Hermano Wrobel, participou de um encontro realizado pela Associação Brasileira de Familias Homoafetivas com o objetivo de analisar a posição das manifestações religiosas sobre o tema da homoafetividade.

“Foi bom para que pudéssemos apresentar o posicionamento do judaísmo reformista. Comparei a posição dos ortodoxos de interpretar ao pé da letra o que está escrito na Torá e a visão mais contemporânea dos reformistas, que respeitam a diversidade, são inclusivos, têm rabinos homossexuais e promovem casamentos homoafetivos”, afirmou Wrobel.
 Novos espaços no Ceará e Rio de Janeiro
A Sociedade Israelita do Ceará realizou a reinauguração do Salão Nobre, com um jantar comunitário após o Cabalat Shabat do dia 16 de dezembro.



Graças à doação de um imóvel, a ARI-RJ anunciou uma nova sede em Ipanema, bairro da zona sul do Rio de Janeiro com grande população judaica, que deve ser inaugurada em 2019. Com o novo espaço, a ARI-RJ passará a realizar suas atividades tanto em Botafogo, como em Ipanema, oferecendo mais alternativas de vivência religiosa e cultural judaica, inclusiva, igualitária, democrática e sionista aos judeus do Rio de Janeiro.

A WUPJ Latin America parabeniza a ARI e a SIC por esse importante avanço que, sem a menor dúvida, reforçará a presença do judaísmo reformista em Fortaleza e na Cidade Maravilhosa.


ARI-RJ elege nova diretoria

Em 18 de dezembro foi eleita uma nova diretoria da ARI-RJ para o biênio de 2017-18. Desejamos ao novo presidente, Flavio Kosminsky; à primeira vice-presidente, Tamar Messe;, e ao segundo vice-presidente, Eduardo Rabinovitch, muito sucesso na gestão e que tenham muita satisfação no serviço comunitário.

Brinde na cerimônia de doação do imóvel
 Fundación IDEL, vinculada à Fundácion Judaica, recebe prêmio na Argentina


A DAIA – Delegación de Asociaciones Iraelitas Argentinas, representação política da comunidade judaica argentina – concedeu à Fundación IDEL o prêmio DAIA 2016 na categoria solidariedade, com votação unânime.

Representada na cerimônia de entrega do prêmio por sua presidente Susy Perelman, a Fundación IDEL, vinculada à Fundación Judaica, promove a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O prêmio DAIA é dividido em cinco categorias: ciência e tecnologia; jornalismo e comunicação; direitos humanos; inclusão; e solidariedade.

“O objetivo é distinguir instituições e empresas que trabalham por uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou o presidente da DAIA, Airel Cohen Sabban.


 WUPJ-LA é recebida em Vitória
Representantes da WUPJ-LA que participaram do primeiro Seminário Tikun Olam para jovens da America Latina foram recebidos na Congregação Isrelita Capixaba, em Vitória, Espírito Santo, Brasil.

A troca de epxeriências ocorreu em duas oportunidades, durante um café da manhã especial e uma pizzada.

A comunidade local está em formação e tem estabelecido laços de aproximação com a WUPJ, com a previsão de realizar novas parcerias em 2017.