Edição # 108 - novembro de 2016 - Cheshvan/ 5777.
 Sucot e Simchat Torá
Logo depois das Grandes Festas, as congregações afiliadas à WUPJ vivenciaram dias de muita alegria com a continuidade das tradições de outras duas datas que estão entre as mais marcantes do calendário judaico.

Atividades especiais foram realizadas em Sucot, como palestras e jantares festivos. Em Simchat Torá, as danças e músicas em torno da Torá tornaram o ambiente das sinagogas ainda mais alegres, celebrando o fato que não há limite para o estudo e aprofundamento na vivência judaica.

Adat Israel Guatemala Centro America


Comunidade Israelita de Concepción


Judaica em Bergamo


SIBRA


Congregação Israelita Paulista

Na Congregação Israelita Paulista (CIP) foi realizado um happy hour na Sucá, com degustação de queijos e vinhos, promovido pelo grupo Shirat Miriam, afiliado ao Women Reform Judaism(WRJ). O encontro teve a participação dos especialistas Fernando Lottenberg, István Wessel e Michel Freller. Os jovens participaram na Sucá de um bate-papo com a cartunista Laerte, que falou os limites do humor e a questão da transgeneridade.

Aic Associação Israelita Catarinense


Congregação Israelita Mineira


Jewish Community of Huanuco Beith Etz Chaim


NCI-EMANU EL


Sociedade Israelita do Ceará


 Connections 2017


Não perca a oportunidade de comemorar o primeiro bat-mitzvá de mulheres adultas da América Latina, no Kotel em Jerusalém, organização WUPJ-WRJ, através do grupo Shirat Miriam, sob a coordenação do rabino Ruben Sternschein, da CIP.

A cerimônia será realizada durante a 38ª convenção internacional da WUPJ, Connections 2017, de 17 a 20 de maio.

O último encontro foi realizado aqui na América Latina, no Rio de Janeiro.

Relembre a emoção do Connections 2015:




Mais informações sobre Connections 2017 estão no site wupjconnections.org

 Kotel para todos – Participe da campanha!

"É hora de mostrar a Israel e os judeus em todo o mundo que todos os judeus têm um lugar no Estado judaico, que todas as formas do judaísmo são bem-vindas e que o rabinato ultra-ortodoxos não tem um monopólio sobre o que significa ser judeu".

A declaração é do rabino Rick Jacobs, presidente da Union for Reform Judaism (URJ).

A WUPJ juntou-se a outras instituições para uma campanha internacional popular para mostrar às lideranças de Israel a importância da aprovação de criar um espaço igualitário para orações no Kotel.

Para apoiar a campanha, acesse o link

 Inscrições abertas para seminário da liderança judaica reformista

O "Anita Saltz International Education Center", da WUPJ, realiza mais uma edição do Seminário Beutel de Liderança, de 16 a 26 de fevereiro. Destinado a promover a liderança judaica reformista, o encontro teve significativa participação de representantes das congregações da América Latina nos últimos anos.

Líderes reformistas e ativistas das instituições ligadas à WUPJ estão convidados.

Para mais detalhes e inscrições, visite o site.

 Reconhecimento à comunidade judaica de Brasília
O presidente da Associação Cultural Israelita de Brasília (ACIB), Hermano Wrobel, foi um dos homenageados com o I Prêmio RELIGARI, que condecora aqueles que trabalham contra o ódio e a intolerância de origem religiosa.

Representantes de diversas religiões também receberam a condecoração, na sede da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Durante a cerimônia ainda foi oficializado o "Dia de Combate à Intolerância Religiosa do Distrito Federal", em 25 de outubro.

"Nós vivemos em um país que tem uma característica belíssima, que é sua diversidade. Diversidade cultural, étnica e religiosa. Essa diversidade produziu um país com uma das culturas mais ricas do mundo. Nós não podemos admitir que ao invés de promover e de valorizar essa diversidade, no dia a dia, alguns ainda insistam em desenvolver preconceitos e manifestações de intolerância", disse o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.
 Presidente da Agência Judaica visita o Brasil

Natan Sharansky, presidente da Agência Judaica, é o convidado especial da convenção nacional da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), que reunirá em novembro representantes de entidades federadas de catorze estados brasileiros.

A Agência Judaica tem como função principal fomentar a vida judaica em todo o mundo.

Ativista pelos direitos humanos na extinta União Soviética, Sharansky ficou preso sozinho por quatro anos na Sibéria.

Foi o primeiro preso político libertado por Mikhail Gorbachev, então presidente da URSS, em 1986 e imigrou para Israel imediatamente.

Brian Hendler/Jewish Agency for Israel
 Debate entre rabinos – oportunidade para aprender!
Assista a este debate entre os mais influentes rabinos reformistas da América Latina, Roberto Graetz, Sergio Bergman e Reubén Nisenbom, que ocorreu dia 24 de setembro, com o tema:

"Como sou um rabino reformista? Um olhar existencial a partir da experiência pessoal".
Link



 Dia da Unidade Diáspora-Israel
"Os judeus, creio eu, são os campeões mundiais de saudade..."
Amos Kenan

O Dia da Unidade Diaspora-Israel celebra um novo feriado, no dia 7 de mar-Cheshvan (8 de novembro de 2016), os laços entre as comunidades judaicas em todo o mundo e as relações entre Israel e da Diáspora.

Junte-se a nós nesta comemoração Dia da Unidade Diáspora-Israel!

Baixe o Tratado Festivo para o Dia da Unidade Diáspora-Israel, uma bela coleção de textos, músicas e ideias para atividades que irá levá-lo através das celebrações do dia.

Conecte-se ao nosso novo site para obter mais informações sobre o chag.

CHAG SAMEACH!
 Global Day of Jewish Learning
Um convite para se juntar às comunidades de todo o mundo, através do aprendizagem.

O Dia mundial de estudos judaicos é uma iniciativa para juntar os judeus de todo o mundo através do estudo de nossos textos compartidos. Essa atividade será ministrada sob os auspícios do Rabino Adin Steinsaltz.

Explore o mundo e a natureza com o tema do estudo deste ano - "Sob o mesmo céu: "a terra está cheia da sua criação"

O conteúdo do aprendizagem oferece um currículo fácil de usar, que contêm guías de estudo e fontes de texto. Faça perguntas como:

Criou-se o mundo para o nosso bem?
A cura é "natural"?
Como pode a chuva ser uma benção e uma maldição?

Para saber mais, visite theGobalDay.org/espanol

Aulas online 20/Nov – 19h: http://www.theglobalday.org/kwasniewski-lam-onair/