Edição # 107 - outubro de 2016 - Tishrei/ 5777.
 Que sejamos inscritos no Livro da Vida!
Confira momentos marcantes das comemorações de Rosh Hashaná nas comunidades afiliadas à WUPJ na América Latina:

Tashlij Comunidade Adat Israel-Guatemala


Concepcion_Valparaiso_Chile


Congregação Israelita Mineira


Comunidad Judía de Huánuco " Beith Etz Chaim"


Bet jadash Guayaquil- Equador


ARI-RJ


NCI Emanuel - Fundación Judaica


Aic - Associação Israelita Catarinense

Shaná Tová em música e imagens

A WUPJ International e o centro comunitário de Nova Iorque 92Y divulgaram vídeos emocionantes desejando Rosh Hashaná,
com a participação de diversas congregações reformistas em todo o mundo, inclusive da América Latina.

Vale a pena conferir:



https://youtu.be/QqWCJfMO-GU



https://www.youtube.com/watch?v=sHlLYhYNbc0&feature=youtu.be

 Argentina realiza debate para a reflexão no mês de Elul

Rabinos reformistas entre os mais influentes da América Latina, Roberto Graetz, Sergio Bergman e Reubén Nisenbom participaram de uma atividade conjunta das comunidades irmãs Mishkán, Templo Libertad e NCI Emanu El (as duas últimas ligadas à Fundación Judaica), em Buenos Aires, dia 24 de setembro, para marcar a cerimônia de Selichot, antes de Rosh Hashaná.

Os três líderes religiosos debateram o tema "Como sou um rabino reformista? Um olhar existencial a partir da experiência pessoal".

Entre os muitos participantes se encotraram dirigentes comunitários, membros de equipes litúrgicas e shlichei tzibur, em uma noite inspiradora para todos.

 Preparativos para as Grandes Festas na Congregación B'nei Israel, na Costa Rica
B'nei Israel é uma congregação afiliada à WUPJ desde a sua fundação, a quase 30 anos. É a única comunidade liberal na Costa Rica.

Temos serviços religiosos trilíngues (Hebraico-Inglês-Espanhol) e musicais no Shabat e Grandes Festas, uma Escola de Educação Judaica para crianças, um Beit Midrash para adultos, um grupo de 25 pessoas no curso de Adoção do Judaísmo, assim como atividades culturais e sociais, entre outras.

Nos da muita alegria poder cumprimentar a todos os nossos irmãos da WUPJ no continente e em todo o mundo pelo novo Rosh Hashaná.

Que seja para todos um ano de realizações criativas, de amor e de Shalom.

Shaná Tová Umetuká! Pura Vida!

 Por um espaço igualitário no Kotel
Às vésperas das Grandes Festas, a WUPJ International juntou-se à Union for Reform Judaism (URJ), Israel Movement for Progressive Judaism (IMPJ) e Association for Reform Zionists of America (ARZA) para realização de uma campanha internacional popular, buscando mostrar às lideranças de Israel a importância da aprovação pela Suprema Corte de Israel de criar um espaço igualitário de orações no Kotel.

No dia 21 de setembro, foi realizado um webinar sobre o tema e como as pessoas interessadas podem ajudar. "Esta é a nossa oportunidade de usar nossas vozes para mudar a história", conclamaram os organizadores.

Participaram do webinar representantes dos Estados Unidos, Canadá, Argentina, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Países Baixos, Espanha, Itália, Polônia, Belarus, Rússia, Austrália e Israel.

Para encaminhar uma mensagem, basta entrar no site

 WUPJ apoia participação no X Fórum Mundial da Paz
A WUPJ-LA, CONIB (Confederação Israelita do Brasil) e a CIM (Congregação Israelita Mineira) apoiaram a participação da comunidade judaica e representantes da Associação Israelita Catarinense (AIC) no X Fórum Mundial da Paz, realizado em Florianópolis, Santa Catarina, de 22 a 25 de setembro, com a presença de delegações de mais de 60 países, diferentes etnias, 22 designações religiosas, autoridades, líderes e formadores de opinião, com ampla cobertura da imprensa. Foram mais de 1800 participantes.

O World Peace Fórum, responsável pelo evento, é uma organização internacional fundada em 2005, sem fins lucrativos, cujo objetivo é a formação de lideranças que tenham como foco promover a paz em nível local e interinstitucional, entre grupos, países e religiões.

O rabino Uri Lam, da CIM, e representantes da AIC participaram de diversas atividades, conheceram experiências de sucesso e fizeram contatos para eventuais parcerias no futuro.




 Em memória de Shimon Peres Z'L
A WUPJ recebeu com tristeza a notícia do falecimento de Shimon Peres, no dia 28 de setembro.

Em 2009, a instituição teve o privilégio de homenagear o ex-primeiro-ministro e ex-presidente com o International Humanitarian Award, no encerramento da convenção CONNECTIONS, em Jerusalém.

O rabino Richard Hirsch, presidente honorário da WUPJ refletiu: "Shimon Peres foi o primeiro estadista do Estado de Israel, e o símbolo vibrante dos mais altos valores do povo judeu. Ele permaneceu otimista, de acordo com a tradição judaica, e não só buscou a paz, foi perseguido por ela".



 Notícias das comunidades brasileiras

Vitória

O presidente da WUPJ-LA, Raul Gottlieb, participou de um Cabalat Shabat especial no dia 16 de setembro na Congregação Israelita Capixaba (Cicapi), em Vitória, Espírito Santo.

Além de conhecer os trabalhos que a comunidade tem desenvolvido na capital capixaba, Gottlieb apresentou a instituição, falou sobre ações que podem ser realizadas em parceria com a WUPJ e fez uma palestra sobre os fundamentos do judaísmo.

Fundada oficialmente em 27 de janeiro de 2016, a Cicapi tem como objetivo principal congregar as famílias judias que vivem no Espírito Santo e representar a comunidade judaica no estado.



Recife

Nos dias 15, 16 e 17 de setembro, Karin C. Zingerevitz, diretora executiva da WUPJ-LA, visitou o Centro Israelita de Pernambuco (CIP). "O Centro tem uma comunidade vibrante, engajada e muito participativa, além de serem extremamente acolhedores", afirmou.

Karin encontrou-se a com a liderança comunitária, dirigentes do Colégio Israelita Moisés Chwarts, madrichim do movimento juvenil Habonim Dror e com o grupo Zeut, de jovens adultos.

No Cabalat Shabat, dirigido por membros da comunidade, Karin contou um pouco mais sobre a posição da WUPJ e do judaísmo reformista na sociedade contemporânea.




 Florianópolis
A Associação Israelita Catarinense (AIC) realizou um Cabalat Shabat especial, com a participação de atletas da delegação israelense que disputaram os jogos paralímpicos no Rio de Janeiro. O serviço religioso foi conduzido por Luis Sergio Prist e Rosita Schmid.



 Lançamento revista Devarim 30
No último dia 8 de setembro a ARI lançou a edição número 30 da revista Devarim, dedicada aos temas judaicos que interessam aos brasileiros de todas as matizes culturais. Alguns dos temas abordados nesta edição são:

- Como o resgate dos israelenses sequestrados em Entebbe foi relatado pela imprensa mundial há 40 anos atrás, pelo jornalista Alberto Leo Jerusalmi z'l.

- O judaísmo de Kafka, conforme a visão de Edelyn Schweidosn.

- O relato de uma entrevista com o último sobrevivente do orfanato de Janus Korczak em Varsóvia, escrito por Miriam Treistman.

Vale a pena conferir mais este número com um material que não se encontra em nenhuma outra parte!

A revista é publicada quadrimestralmente e distribuída gratuitamente para todos os que se inscreverem no site www.devarim.com.br.