Edição # 106 - setembro de 2016 / Av-Elul / 5776.
 "Criando conexões significativas"
Confira o depoimento de representantes da América Latina que participaram, em julho, do Seminário Bergman para educadores judeus, em Israel, com o tema "Criando conexões significativas".



Fizemos diversas visitas a instituições que têm relação com o judaísmo progressista /reformista, em que pudemos ver na prática como elas atuam. Gostaria de ressaltar a vantagem de haver diversas nacionalidades presentes no curso, pois, para além dos vínculos construídos, a troca de experiências e a compreensão de diferentes realidades complementaram a vivência bastante positiva desses 10 dias em Israel.

Gisele Meniuk Nigri
ARI - Rio de Janeiro, Brasil



Ter participado do Seminário Bergman foi muito importante para mim, e muito edificante. O grupo era muito bom, as pessoas que tivemos a oportunidade de conhecer e os lugares que chegamos a visitar repercutirão ainda por muito tempo nas minhas práticas pedagógicas. Aprendi a enxergar com mais propriedade os contextos que envolvem as histórias e tradições do povo judeu, e a identificar nestas mais valor e profundidade. Descobri um universo riquíssimo de desenvolvimento em educação judaica reformista, do qual pouco sabia. Me senti, acima de tudo, reconhecido, contemplado e acolhido.

Marcos Gandelsman
Comunidade Judaica de Recife, Brasil



O seminário foi bastante enriquecedor, além de aprender novos recursos didáticos e formas diferentes - e algumas vezes surpreendentes - de utilizar os mais conhecidos, pudemos conhecer realidades de outras comunidades e suas diversas formas de enfrentar e solucionar desafios. A pluralidade de conteúdos também foi um ponto-chave. Pudemos exercitar nossas habilidades, descobrir novas e aprender mais formas de trazer os assuntos para a sala de aula de forma interativa e interessante, conectando nossos estudantes cada vez mais à realidade de Israel, utilizando novas perspectivas que reinventam a forma de contar nossa história e de pensar nossos desafios para o presente e futuro.

Sarah Pereira Rodrigues
Comunidade Judaica de Recife, Brasil





 Qual o papel das sinagogas nos dias atuais?

A WUPJ-LA realiza uma pesquisa sobre a nossa visão de futuro no que diz respeito às comunidades judaicas na América Latina.

Para isso, precisamos muito conhecer a tua opinião. Responda o formulário no link

 Nova Etapa na Comunidade Mishkán em Argentina

Durante o Cabalat Shabat de sexta-feira 1o de julho, o Rabino Reubén Nisenbom, Fundador e Presidente do Centro de Espiritualidad Judía Mishkán admitiu como seu assistente o Seminarista Rabínico Diego Elman.

Desta maneira a emblemática instituição reformista da Argentina começa a transitar uma renovada temporada de vinte-e-quatro anos da sua criação.

Diego tem ocupado posições relacionadas à educação e liderança religiosa em importantes instituições de Buenos Aires. Sua formação incluí diversos aspectos da filosofia e fontes judaicas. É professional de counseling.

 Mulheres adultas se preparam para o Bat Mitsvá

A WUPJ-LA e o grupo Shirat Miriam iniciaram, no final de agosto, o inédito "Projeto de Bat Mitsvá para adultas". Com a coordenação do Rabino Ruben Sternschein, da Congregação Israelita Paulista (CIP), e um corpo docente altamente qualificado, serão realizadas aulas com conteúdo diversificado, sempre relacionados à identidade judaica.

Ao final do curso, haverá a celebração do Bat Mitsvá nas comunidades afiliadas, além da oportunidade de participar de uma cerimônia coletiva, em 18 de maio de 2017, no Kotel, em Jerusalém, durante a realização da conferência Connections 2017.

Mais informações: contato@wupj-latinamerica.org

 Connections 2017: tradição milenar e inovação

Já estão abertas as inscrições para o encontro Connections 2017, que acontece de 17 a 20 de maio, em Jerusalém. Trata-se de um encontro inesquecível, que vai inspirar judeus reformistas de todo o mundo, com oficinas, seminários, serviços religiosos emocionantes e passeios encantadores por Israel.

Connections 2017 vai reunir líderes, educadores, voluntários, ativistas, profissionais, rabinos e jovens.

Mais informações no site.

 Preparativos para Iamim Noraim

Estamos nos aproximando de um período importante do calendário judaico, com as Grandes Festas – Rosh Hashaná 5777 e Iom Kipur. As comunidades afiliadas à WUPJ-LA já começaram a fazer as reservas de lugares. Verifique o calendário abaixo e encontre no mapa qual a congregação mais próxima de onde você se encontra.

2/10/2016 – Erev Rosh Hashaná

3/10/2016 – Primeiro dia de Rosh Hashaná

4/10/2016 – Segundo dia de Rosh Hashaná

11/10/2016 – Erev Iom Kipur

12/10/2016 – Iom Kipur

 Novo livro do Rabino Sergio Bergman homenageia 200 anos da Independência e hino da Argentina
"Coronados de gloria" (um verso do hino da República Argentina) é o novo livro do Rabino Sergio Bergman, atual ministro de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Argentina, lançado recentemente em um encontro realizado no Templo Libertad, em Buenos Aires, em um bate papo entre o autor e o escritor Santiago Kovadloff.

O Rabino Bergman explica que resolveu escrever o livro a partir da observação de como seu pai ficava indignado a cada vez que via a seleção da Argentina não cantar a letra do hino nacional antes dos jogos de futebol. "O hino é a canção que une todos os argentinos", disse Bergman no lançamento do livro que relaciona aspectos dos 200 anos da independência da Argentina (em 9 de julho de 2016) com a letra do hino nacional.

A plateia ainda se emocionou com uma interpretação do hino, na voz da cantora Patricia Sosa.


 Comunidade do Panamá sob novo comando


A congregação Hermandad Kol Shearith Israel, no Panamá, elegeu nova diretoria, agora com a presidência de Dayra Berna. A WUPJ-LA deseja sucesso e se coloca à disposição para auxiliar à comunidade judaica panamenha. O grupo diretivo que tomou posse anunciou três metas: ampliar as atividades comunitárias e sociais; captação de recursos para expandir projetos; e tzedacá.

 Mazal Tov à comunidade judaica de Porto Alegre

A SIBRA está em festa, com duas datas importantes. O líder espiritual Guershon Kwasniewski completou 20 anos de trabalho na instituição, sendo homenageado com um placa com a inscrição:

Toda grande construção começa com uma pequena pedra

Homenagem aos 20 anos dedicados à construção de uma comunidade unida, sólida e que fortalece o judaísmo para as próximas gerações. Obrigado Rabino Guershon, Comunidade SIBRA -2016.

Alguns dias depois, em 29 de agosto, foi a vez de a própria comunidade comemorar seu aniversário, completando 80 anos de sua fundação. Parabéns!

 Seminário Beutel de Liderança – anote na agenda
Já estão abertas as inscrições para o Seminário Beutel de Liderança, importante encontro de dez dias promovido pelo "Anita Saltz International Education Center", da WUPJ, em Israel.

O seminário destinado a promover a liderança judaica reformista e vai acontecer de 16 a 26 de fevereiro de 2017. O encontro tem como público-alvo líderes reformistas leigos e ativistas das instituições ligadas à WUPJ que estão comprometidos a trabalhar nas suas sinagogas e comunidades nos próximos anos. Para mais detalhes, visite o site

 Integração com a comunidade reformista de Lisboa, Portugal

A WUPJ-LA e a Congregação Israelita Paulista (CIP) encaminharam livros de rezas para a congregação Hehaver/Ohel Jacob, de Lisboa, em Portugal, que se filiou recentemente à EUPJ, braço europeu da WUPJ.

Os primeiros contatos para o intercâmbio foram realizados durante a conferência bienal da EUPJ, em abril de 2016. Para conhecer mais sobre as atividades da Hehaver/Ohel Jacob, visite o site