Edição # 103 – junho de 2016 / Iyar-Sivan / 5776.
 "A continuidade democrática como valor judaico"



Inscrições abertas!



Confirme sua presença no maior evento do ano: 5º Encontro das Comunidades Judaicas da América Latina.

Mais de 15 palestrantes vão falar sobre a democracia, acesso, judaísmo e muito mais.





Acompanhe as novidades do evento, curta a página no:



Visite o nosso site.


 Solte a voz com a sua comunidade!
Cante, encante e inspire, música como expressão religiosa nas comunidades da WUPJ



A WUPJ-LA promove o Lashir Benefsh, de 21 a 23 de junho.

Um seminário de estudos práticos e teóricos para capacitar e congregar chazanim/ot, cantor@s, Shlihei Tzibur (condutores das orações), profissionais, voluntári@s e curios@s da música judaica.

Acompanhe as novidades do evento, curta a página no Facebook.



Mais informações e inscrições no site http://wupjla.wix.com/lashir2016.

 Gênero e Diversidade - Dia Internacional de Luta contra a Homofobia

"Gênero e Diversidade", apresentado por representantes da associação JAG – Judeus Argentino Gays é um dos temas das "Apresentações Dinâmicas" do 5º Encontro da WUPJ da América Latina.

O rabino Michel Schlesinger, da CIP, em São Paulo, vai abordar o assunto "A questão do gênero do judaísmo – a evolução da sociedade patriarcal para a sociedade inclusiva"

O debate sobre relacionamentos entre pessoas do mesmo gênero ganha força dentro das instituições da WUPJ.

Em Buenos Aires, a Fundación Judaica, em conjunto com a CIRA e NCI-EMANU EL, realizou no dia 17 de maio um debate especial por ocasião do Dia Internacional de Luta contra a Discriminação por Orientação Sexual e Identidade de Gênero, com o tema "O caminho do matrimônio igualitário judaico".

Na mesma data, Gustavo Michanie, presidente da associação JAG, participou de um painel a convite da Embaixada do Reino dos Países Baixos em Buenos Aires.

Fotos no link.


 Seminário Bergman para Educadores Judeus, em Israel


Educadores de escolas judaicas e congregações afiliadas já podem se inscrever para mais uma edição do "The Bergman Seminar for Progressive Jewish Educators", que acontece de 14 a 24 de julho, em Israel. O curso combina aulas, leitura de textos e visitas a diversos locais onde o conteúdo dos estudos pode ser vivenciado na prática.

A programação completa do seminário e ficha de inscrição estão disponíveis no site http://saltz-center.org/page.aspx?id=46.

 2o Encontro de Voluntários da Fundación Judaica

Cerca de 300 pessoas participaram do 2o Encontro de Voluntários da Fundácion Judaica no último dia 11 de maio, em Buenos Aires. Os organizadores do evento convidaram os participantes a celebrar o compromisso com a construção comunitária inovadora.


 Jerusalém visto por um brasileiro

Rodrigo Baumworcel, que foi more na ARI e fez Aliá recentemente, faz um relato da vida em Jerusalém. Não perca:

"Depois de três meses vivendo em Jerusalém, somente posso dizer que a cidade nos desafia todos os dias, e se não aceitamos os seus desafios estamos condenados a ficar entediados por uma velha cidade "sépia". Todos veem com os próprios olhos as cores que brotam das ruas, dos prédios e de seus monumentos. Do lado brilhante da coexistência que sinto mesmo no ônibus, ao lado escuro da exclusão que está escondida nos pequenos becos. É importante admitir que entre esses dois lados existe um espectro inteiro de oitocentas mil pessoas que vivem aqui."

http://blogs.timesofisrael.com/the-wind-brings-new-colors-to-the-old-life-of-jerusalem/