Edição # 102 – maio de 2016 / Nissan-Iyar / 5776.
 "A continuidade democrática como valor judaico"
Tema será debatido durante o 5º Encontro das Comunidades Judaicas da América Latina

De 23 a 25 de junho, em São Paulo - Inscrições abertas!
Descontos especiais prorrogados até 15 de maio!

O presidente da WUPJ-LA, Raul Cesar Gottlieb, demonstra convicção e entusiasmo ao falar sobre o encontro que a instituição organiza em junho. No cargo desde 2004, o engenheiro e empresário na área de tecnologia também atua como ativista na ARI-RJ e é diretor da revista Devarim. Nesta entrevista, afirma que o evento será um sucesso.

Para mais detalhes, clique aqui.




Como foi escolhido o tema do encontro: "A continuidade democrática como valor judaico"?

Existe um questionamento se é possível ser judaico e democrático ao mesmo tempo. Isso porque, quando o judaísmo foi formado em torno da ideia do monoteísmo, a democracia não era uma prática política. A democracia é algo mais moderno. Mas, é evidente que conceitos básicos da democracia estão contidos no judaísmo. Por exemplo o fato de que a humanidade foi criada a partir de uma mesma raiz, significa que todo mundo tem o mesmo valor. Não existe ninguém melhor do que o outro. Isso é um conceito de igualdade democrática. As leis são para todos. Além disso, nós que sofremos durante séculos perseguições na Europa e nos países islâmicos do Oriente Médio, porque não eram democráticos, temos de dar valor à democracia. Então, o temo do nosso encontro traz essa preocupação. A defesa da democracia, que muita gente acha que já é absoluta, mas ela precisa ser cuidada, assim como os valores judaicos.

Quais as ações da WUPJ América Latina o sr. destaca?

Até a WUPJ se firmar na região há pouco mais de dez anos, as comunidades viviam como ilhas. A WUPJ faz pontes entre essas comunidades, para que a gente possa trabalhar temas de interesse comum. E é justamente aí que se encaixa o encontro que vamos fazer em São Paulo, por exemplo. Temos vários projetos em comum, mas destaco duas grandes iniciativas. Uma delas é a tradução para o português do Chumash (a Torá e as haftarot) do rabino Gunther Plaut, com textos de apoio condizentes com a realidade e valores do judaísmo reformista e da vida contemporânea. A segunda iniciativa é o Mikrá, curso pré-rabínico, oferecido pela Fundación Judaica, em Buenos Aires, em parceria com a HUC-JIR (maior seminário liberal do mundo) e apoio da WUPJ América Latina.

Qual o diferencial do judaísmo reformista?


Judaísmo é judaísmo. É uma coisa só. O movimento reformista está na América Latina há 80 anos, desde antes da Segunda Guerra Mundial. Muitos alemães fundaram comunidades reformistas, pois era adequado a eles. E isso continua sendo muito adequado a nós todos. A Reforma se moderniza. Estamos o tempo todo em ebulição. Não nos damos ao luxo de dizer: isso sempre foi assim, então vamos continuar fazendo. Às vezes, é uma posição muito cômoda. A Reforma te obriga a questionar o tempo todo.


 WUPJ Internacional em festa.... com representantes da América Latina
Dale Lasar


O aniversário de 90 anos da WUPJ foi comemorado em Londres, berço da instituição, durante a conferência bienal da EUPJ, braço europeu da entidade, com o tema "Building Bridges – Spanning the Jewish World and Beyond. Atualmente, a WUPJ é o maior corpo de sinagogas do mundo, com mais de 1,8 milhão de membros, em 50 países.

A ativista Erika Wollf, do Brasil, ficou encantada com as sinagogas escolhidas para as cerimônias religiosas, em especial a The Liberal Jewish Synagogue, St. John's Wood. Erika lembra que é um lugar que foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial e renovado com muita modernidade, considerada a maior sinagoga liberal do Reino Unido, com capacidade para 2 mil pessoas. "Foi um serviço religioso muito lindo, um santuário maravilhoso e com um excelente coro".

Miriam Olchansky / Dale Lasar

Miriam Vasserman, Erika Wolff, Miriam Olchansky e Grupo Wilkenfeld Seminare

Para Miriam Olchansky, Secretaria de Comunicación de Fundación Judaica y miembro de la CD de NCI-Emanu El, "La interacción con colegas y amigos de distintas partes del mundo, con visiones, logros y problemáticas comunes, nos ayuda a comprender el lugar primordial que las comunidades reformistas tienen en la vida judía global".

Dale Lasar
Anat Hoffman, Miriam Vasserman, Raul Gottlieb, Ida Katz e Ruth Bohm

Aproveitando a conferência da EUPJ, foi realizado o primeiro seminário Wilkenfeld, da Women of Reform Judaism (WRJ). "Ao longo do mesmo, não foram poucos os momentos em que todos os participantes se emocionaram e sentiram estar fazendo parte de um momento único. Trazemos em nossas malas muita experiência, ideias e conexões para que possamos melhorar a atuação em nossas comunidade e na WUPJ", avalia Ida Katz, representante do Centro Israelita de Pernambuco, no Recife.

 Emoção no 1º casamento religioso de pessoas do mesmo gênero na América Latina


Confira o depoimento de Romina Charur, esposa de Victoria Escobar. As duas advogadas haviam oficializado o casamento civil em 2014, mas querem educar os filhos com os valores judaicos.

"Vicky e eu nos conhecemos no ano de 2009 e depois da transcendente lei de matrimonio igualitário na Argentina e de haver crescido como casal, nos casamos no civil no ano de 2014. Desde o começo, formar um lar e constituir uma família judaica era o nosso anseio.

Foi assim que depois de muito estudo e trabalho comunitário, dos voluntários da comunidade e da equipe rabínica, junto com o trabalho que vem realizando a JAG (Judíos Argentinos Gays) há mais de 10 anos, instituição da qual faço parte desde o ultimo período, no ultimo 10 de abril de 2016 nos casamos embaixo da Chupá na nossa comunidade, NCI-Emanu-El , de acordo com a lei e o ritual judaico.

A cerimonia foi única, a alegria e a emoção encheu a nossa alma. A mesma foi celebrada pela Rabina Karina Finkielsztein, que tem nos integrado à comunidade, acompanhado e ajudado em todo este processo."


 Lançamento revista Devarim - edição 29

A mais nova edição da revista DEVARIM, da ARI, está sendo distribuída. A publicação entra em seu décimo primeiro ano conservando os fundamentos que fizeram dela uma importante referência para o judaísmo brasileiro e para a produção cultural judaica no país.

A publicação apresenta textos em sua grande maioria inéditos, mesclados com alguns textos de alto interesse da imprensa internacional, sempre focados no judaísmo atual e em sua evolução.

A revista é distribuída gratuitamente para os sócios da ARI e os interessados que se cadastrarem especialmente no site www.devarim.com.br.
 Comunidade no Chile comemora 100 anos


La Sociedad Israelita de Instrucción y Beneficencia Max Nordau, en Valparaiso, Chile, se funda el 29 de Abril de 1916, siendo integrada por judíos sefaradí que habían inmigrado principalmente de Smirna en Turquía y por judíos ashkenazi inmigrantes de Europa Oriental. Tras algunos años los judíos ashkenazi se trasladan a Viña del Mar, quedando la Comunidad únicamente integrada por judíos sefaradí.

Cuenta con el Sefer Torá más antiguo de Chile, con más de cien años de antiguedad traído de Smirna, que aún se conserva en muy buen estado.

 College Commons
A HUC-JIR de Los Angeles está produzindo material sobre o judaísmo em diálogo com a sociedade moderna. Este material está disponível gratuitamente na web e vale a pena ser acessado. Escute:

"É compreensível a perturbação que sentimos quando descobrimos que alguém que gostamos tem posições que consideramos desprezíveis. Queremos que as pessoas de quem gostamos compartilhem os mesmos valores morais que nós.

Alguns podem sugerir que a melhor (e mais fácil) resposta para este dilema é simplesmente ignorar o assunto e focar em problemas que são importantes para você e pessoas que compartilham dos mesmos valores. Mas nossa sabedora milenar, preservada pela Torá nos ensina que para construir uma sociedade ideal, temos a responsabilidade de tentar influenciar aqueles que nos rodeiam quando achamos que eles estão fazendo algo de errado…" Rabbi Dr. Rachel Sabath Beit-Halachmi.

https://soundcloud.com/collegecommons/rabbi-dr-rachel-sabath-beit-halachmi

 Pessach
Confira as imagens da festa de Pessach nas congregações afiliadas da WUPJ América Latina.

ARI





CIM





Bet Chadash





ACIB





Seder inter-religioso





AIC





Adat Israel





Sibra





Concepción